Calendário astronômico: março traz lançamento de astronautas e eclipse lunar

Confira todos os eventos astronômicos esperados para o mês de março de 2024, que traz o primeiro eclipse do ano
Flavia Correia01/03/2024 07h00
lancamento-missao-tripulada
Crédito: Castleski - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um foguete Falcon 9, da SpaceX, está programado para decolar na madrugada de domingo (3) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), levando uma equipe de quatro astronautas a bordo da missão Crew-8. O mês de março também traz fenômenos astronômicos naturais, com destaque para um eclipse lunar penumbral que será visto do Brasil.

É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.

Eclipse lunar penumbral (Crédito: Ajay Kumar Singh – Shutterstock)

Leia mais:

Calendário astronômico de março

  • 3 de março – Lançamento da missão Crew-8. Após um adiamento devido ao mau tempo, a SpaceX e a NASA anunciaram que pretendem lançar uma equipe de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) no domingo, à 1h16 da manhã;
  • 10 de Março – Lua Nova chega às 6h da manhã. Esta é a melhor época do mês para observar objetos fracos, como galáxias e aglomerados estelares, porque não há luz da Lua para interferir.
  • 20 de março – Equinócio de março, à 00h06. Nesta data, dia e noite são iguais (saiba mais aqui). A partir de então, as noites começam a aumentar dia após dia. No hemisfério sul, é chamado de Equinócio de Outono. Já no hemisfério norte, é o Equinócio de Primavera.
  • 25 de Março – Lua Cheia e Eclipse Lunar Penumbral. A Lua chega à fase cheia às 4h da manhã. Isso acontece em pleno eclipse lunar penumbral, evento previsto para ocorrer entre 1h53 e 6h32, quando a Lua passará pela sombra da Terra. O eclipse será visível em qualquer local onde a Lua esteja acima do horizonte no momento, incluindo as Américas, Antártica e nordeste da Rússia. Neste mapa da NASA há informações detalhadas sobre o evento.
Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.