Você já deve ter observado que no verão os dias são mais compridos, enquanto no inverno as noites são mais longas. Porém, existem dois dias do ano em que o dia e a noite têm durações (quase) iguais em todos os lugares do planeta: no equinócio.

Nesta matéria, o Olhar Digital vai te explicar o que é o fenômeno, por que ele ocorre e quando ele acontece.

Leia também:

O que é equinócio?

Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador. Por isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares da Terra. É dessa particularidade que vem a palavra equinócio, que no latim significa “noite igual”.

publicidade

Apesar de ocorrer todos os anos, podemos dizer que é um evento raro. Isso porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor do Sol, quanto a um movimento no seu eixo de rotação. Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios será diferente em quase todos os dias do ano, exceto por essas duas datas.

Equinócio de primavera e de outono ocorrem nos dois hemisférios
No equinócio de primavera e de outono, o dia e a noite têm a mesma duração. Imagem: KajaNi / Shutterstock

Curiosamente, durante os equinócios, o Sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste.

Quando ocorre o fenômeno?

Esse evento acontece duas vezes por ano: uma, no início do outono e outra, no início da primavera. Assim como no solstício – que marca o início do verão e do inverno –, as estações são invertidas. Ou seja, quando se comemora o início do outono no hemisfério norte, no hemisfério sul é o começo da primavera, e vice-versa.

As datas específicas podem variar ligeiramente de um ano para o outro, devido a diferenças na órbita da Terra em torno do Sol – que demora 365 e algumas horas. Por isso, a cada quatro anos o fenômeno se atrasa um pouco. Assim, o equinócio do outono no Brasil ocorre entre 20 e 21 de março e o de primavera entre 22 e 23 de setembro – nos países do hemisfério norte é o oposto.

No calendário de 2023, fica assim:

  • Equinócio de outono: 20 de março às 18h25;
  • Equinócio de primavera: 23 de setembro às 03h50.

Com informações de Toda Matéria (1 e 2).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!