Gigante da mídia indiana e Disney anunciam fusão no país

A Disney vê com bons olhos o acordo com a Reliance Industries, uma gigante da mídia local
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 01/03/2024 18h07
disney
Imagem: Allmy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova potência da mídia e entretenimento está para surgir na Índia, após o anúncio de uma joint-venture entre a Disney e a Reliance Industries, o maior conglomerado indiano.

Leia mais:

O acordo entre as duas companhias, oficializado na última quarta-feira, ficou em US$ 8,5 bilhões. A união entre os dois grupos dentro do território indiano engloba ativos de TV e mídia de streaming. 

A Disney enxerga o acordo como um triunfo após décadas precisando disputar espaço com a Reliance dentro da Índia. Ao longo dos anos, a gigante americana sofreu com perda de usuários de seu streaming no país e para conseguir adquirir os direitos do críquete indiano, esporte mais popular do país mais populoso do planeta.

O maior bilionário da Índia, Mukesh Ambani, é quem preside a Reliance, uma verdadeira gigante da mídia do país, dona dos direitos das partidas de críquete e com mais de US$ 230 bi em capitalização de mercado.

Imagem: sdx15/Shutterstock

Detalhes do acordo com a Disney

  • O acordo permite que a Disney agregue suas operações na Índia com as da Viacom18, empresa que faz parte da Reliance Industries.
  • Com isso, 68% dos direitos desse novo conglomerado serão de Reliance e Viacom18. A Disney terá os outros 37%.
  • Juntas, a companhia que se chamará Reliance-Disney vai contar com 120 canais de TV e duas plataformas de streaming. 
  • A joint-venture será presidida por Nita M. Ambani, esposa de Mukesh Ambani.

“Estamos animados com as oportunidades que esta joint venture proporcionará para criar valor a longo prazo”, afirmou Robert Iger, CEO da Walt Disney Company, em um comunicado oficial.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.