Google é alvo de (mais um) processo bilionário na Europa

Empresas de mídia alegam que o Google adota práticas de publicidade digital abusivas e cobram multa bilionária
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 01/03/2024 11h09
Google
(Imagem: Jay Fog/Shutterstock)
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Uma ação judicial de 2,1 bilhões de euros (cerca de R$ 11,5 bilhões) foi movida por 32 grupos de mídia da Europa, incluindo Axel Springer e Schibsted, contra o Google, da Alphabet. O processo alega que as empresas sofreram perdas financeiras expressivas devido às práticas da big tech em publicidade digital.

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Empresa nega irregularidades (Imagem: Shutterstock (data center Holanda)/Marieke Kramer)

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A ação dos grupos – que incluem editores da Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Espanha e Suécia – ocorre no momento em que os reguladores antitruste também investigam os anúncios do Google.

De acordo com o processo, sem os abusos praticados pelo Google, as empresas de mídia teriam recebido receitas significativamente mais altas de publicidade e pago taxas mais baixas por serviços de tecnologia de publicidade.

Os advogados dos grupos de mídia europeus ainda citam a multa de 220 milhões de euros (quase R$ 1,2 bilhão) aplicada pela autoridade da concorrência francesa contra a big tech também por seu negócio de tecnologia publicitária, em 2021, bem como as acusações da Comissão Europeia no ano passado.

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Google é acusado de adotar práticas abusivas de publicidade digital (Imagem: nitpicker/Shutterstock.com)

O que diz a empresa

  • Em comunicado, um porta-voz do Google disse que a empresa se opõe ao processo, acrescentando que o mesmo é “especulativo e oportunista”.
  • Ele ainda alega que a empresa trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa e que as ferramentas de publicidade existentes “se adaptam e evoluem em parceria” com os editores.
  • No ano passado, o Google também disse que discordava das acusações antitruste da UE contra seu negócio de tecnologia de publicidade, onde está envolvido tanto no lado da compra quanto no lado da venda da cadeia de suprimentos.
  • Nos últimos anos, editores de todo o mundo têm criticado o domínio crescente das big techs no setor de publicidade, à medida que a sua quota de receitas diminui.
  • O Google é a plataforma de publicidade digital mais dominante do mundo, segundo analistas.
  • As informações são da Época Negócios.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.