Uma ação judicial de 2,1 bilhões de euros (cerca de R$ 11,5 bilhões) foi movida por 32 grupos de mídia da Europa, incluindo Axel Springer e Schibsted, contra o Google, da Alphabet. O processo alega que as empresas sofreram perdas financeiras expressivas devido às práticas da big tech em publicidade digital.

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Google data center
Empresa nega irregularidades (Imagem: Shutterstock (data center Holanda)/Marieke Kramer)

Google teria abusado de sua posição dominante no mercado de publicidade

A ação dos grupos – que incluem editores da Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Espanha e Suécia – ocorre no momento em que os reguladores antitruste também investigam os anúncios do Google.

De acordo com o processo, sem os abusos praticados pelo Google, as empresas de mídia teriam recebido receitas significativamente mais altas de publicidade e pago taxas mais baixas por serviços de tecnologia de publicidade.

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Os advogados dos grupos de mídia europeus ainda citam a multa de 220 milhões de euros (quase R$ 1,2 bilhão) aplicada pela autoridade da concorrência francesa contra a big tech também por seu negócio de tecnologia publicitária, em 2021, bem como as acusações da Comissão Europeia no ano passado.

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Google é acusado de adotar práticas abusivas de publicidade digital (Imagem: nitpicker/Shutterstock.com)

O que diz a empresa

  • Em comunicado, um porta-voz do Google disse que a empresa se opõe ao processo, acrescentando que o mesmo é “especulativo e oportunista”.
  • Ele ainda alega que a empresa trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa e que as ferramentas de publicidade existentes “se adaptam e evoluem em parceria” com os editores.
  • No ano passado, o Google também disse que discordava das acusações antitruste da UE contra seu negócio de tecnologia de publicidade, onde está envolvido tanto no lado da compra quanto no lado da venda da cadeia de suprimentos.
  • Nos últimos anos, editores de todo o mundo têm criticado o domínio crescente das big techs no setor de publicidade, à medida que a sua quota de receitas diminui.
  • O Google é a plataforma de publicidade digital mais dominante do mundo, segundo analistas.
  • As informações são da Época Negócios.