O design residencial, às vezes, nos traz ideias que realmente impressionam pela versatilidade. Como é o caso do Farol, projetado para ser uma casa circular com paredes de vidro e que gira 360 graus.

Ou seja, se o morador quiser, ele pode curtir o nascer do Sol e, no mesmo dia mais tarde, o pôr do Sol, estando no mesmo cômodo. Tudo fica ainda mais interessante por se tratar de uma casa em um local privilegiado de verde e vista para o mar em Auckland, na Nova Zelândia.

publicidade

Leia também:

Projetada na década de 1990 por Don Dunick, o Farol exigiu dedicação e grande conhecimento de engenharia. Afinal de contas, uma casa que gira precisa de encanamento para água e instalação elétrica bem diferentes do tradicional, por exemplo.

publicidade

Foram anos de desenvolvimento, além de obstáculos burocráticos para assegurar a viabilidade da casa (que agora se destaca como um marco de inovação). Dê uma olhada:

Tudo gira com o simples toque de um botão

Para um giro completo de 360 graus, é necessário esperar 33 minutos na configuração padrão. Em “alta velocidade”, é necessário esperar 15 minutos para a casa girar totalmente. E tudo funciona com o toque de um botão, sendo uma experiência não tão emocionante em velocidade, mas confortável e silenciosa, segundo os responsáveis.

publicidade

Além da mecânica impressionante, o Farol é equipado com tecnologia sensível ao clima, capaz de ajustar sua orientação para aproveitar ao máximo a luz solar ou a brisa refrescante, mantendo a temperatura interna agradável. Os detalhes exatos de como essa tecnologia funciona permanecem um mistério.

O que se sabe é que a casa tem 3 quartos, um banheiro, uma cozinha moderna e área externa aconchegante. Estando no mercado pela primeira vez pela Sotheby’s International Realty, as informações são de que o Farol está custando em torno de NZ$ 1 milhão (mais de R$ 3 milhões na conversão atual).