A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) deu permissão à Waymo para expandir suas operações de robotáxi (veículos autônomos/AVs) para Los Angeles e mais locais em São Francisco, na Califórnia. Aprovação ocorre após regulador suspender o pedido da empresa — originalmente, pausa se estenderia até 19 de junho. 

O que você precisa saber: 

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  • Segundo a CNBC, a Waymo vem testando seus veículos sem motorista nesses locais há algum tempo — ela já possuia autorização para rodar com seus robotáxis em São Francisco, em rodovias do Arizona e em algumas partes de Los Angeles — a decisão permite agora além da expansão, cobrar dos passageiros por suas viagens de robotáxi; 
  • O CPUC admitiu ter recebido cartas de protesto em relação à expansão da Waymo na cidade de San Mateo. A prefeita de LA, Karen Bass, também enviou uma carta expressando suas preocupações sobre a decisão do regulador de permitir a operação de veículos autônomos em sua cidade; 
  • Contudo, o regulador parece ter considerado as medidas da empresa para retomar a segurança dos autônomos — como o recall de 400 robotáxis, já que um erro de software foi identificado (relembre aqui); 
  • A Waymo tenta uma retomada em suas operações após um acidente envolvendo dois de seus veículos, o que deu início a uma investigação. 

Leia mais! 

A Waymo pode iniciar operações de serviço de passageiros sem motorista nas áreas especificadas de Los Angeles e da Península de São Francisco, a partir de hoje. 

CPUC em sua decisão.

David Canepa, vice-presidente do Conselho de Supervisores do Condado de San Mateo, também pontuou em um comunicado seu descontentamento com a decisão do regulador.  

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Estou confuso, é um pouco suspeito que o CPUC tenha demorado apenas 11 dias para mudar de ideia sobre a suspensão. Isso é flagrante e hipócrita. Não tivemos conversas para abordar nossas preocupações e isso me diz que nem a Waymo, nem o CPUC se preocupam com as preocupações locais e com a segurança pública de nossos residentes. 

Em nota à Wired, a Waymo ressaltou que a empresa adotará uma “abordagem incremental” quando se trata de implantar o serviço em Los Angeles. Além disso, ela continuará a “trabalhar em estreita colaboração com as autoridades municipais, as comunidades locais e [seus] parceiros”.  

A empresa acrescentou que, embora o CPUC tenha recebido cartas de protesto, também recebeu cartas de apoio à expansão da Waymo de 81 organizações e indivíduos — incluindo pedidos de vários grupos de idosos e pessoas com deficiência, conselhos comunitários locais, bem como defensores do transporte, o que pode ter colaborado e acelerado a aprovação do regulador. 

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O pedido para expansão nas cidades da Califórnia é particularmente importante porque inclui o acesso ao Aeroporto Internacional de São Francisco, o que deve impulsionar a demanda da empresa.