Após alguns adiamentos devido às condições climáticas, a SpaceX finalmente conseguiu colocar no espaço uma nova tripulação de astronautas que vai ocupar a Estação Espacial Internacional (ISS). A decolagem aconteceu à 00h53 desta segunda-feira (4) na plataforma 39A do Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.

Cerca de dois minutos e meio após o lançamento, os estágios do foguete Falcon 9 se separaram, com o primeiro retornando à Terra cerca de cinco minutos depois em um pouso bem sucedido. O estágio superior levou então a cápsula Cre Dragon até a órbita baixa da Terra.

Leia mais:

“Parabéns à NASA e à SpaceX por mais um lançamento bem-sucedido para a Estação Espacial Internacional! Nesta oitava missão de rotação da tripulação, mostramos mais uma vez a força das nossas parcerias comerciais e da engenhosidade americana que nos impulsionará ainda mais no cosmos”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

publicidade

A tripulação deve chegar à ISS já nesta terça-feira (5). Eles vão permanecer alguns dias ao lado da equipe da Crew-7, que retorna à Terra no dia 11.

Captura de tela da transmissão ao vivo do lançamento da SpaceX da missão IM-1
Foguete Falcon 9 (Imagem: SpaceX)

Missão Crew-8: saiba o que o grupo de astronautas vai fazer no espaço 

A Crew-8 conduzirá novas pesquisas científicas para se preparar para a exploração humana além da órbita baixa da Terra. Os experimentos incluem um estudo de organoides cerebrais para compreender distúrbios neurodegenerativos, mudanças nos fluidos corporais durante voos espaciais e os efeitos da radiação UV e da microgravidade no crescimento das plantas.

Membros da missão SpaceX Crew-8. Crédito: NASA/Bill Stafford

Os quatro integrantes da tripulação da missão Crew-8 são Matthew Dominick, Michael Barrett, Jeannette Epps (os três, da NASA) e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin. Dominick é o comandante do voo, enquanto Barrett (o único entre os quatro que já foi ao espaço antes) será o piloto. Epps e Grekenkin vão atuar como especialistas em missões. 

A SpaceX é uma das duas empresas comerciais com contratos multibilionários com a NASA para levar astronautas de e para a ISS. A outra empresa é a Boeing, que pretende lançar o primeiro voo tripulado em sua espaçonave Starliner ainda neste semestre.