Depois da digitalização de sistemas, diversos documentos passaram a funcionar também por meio de aplicativos, trazendo mais praticidade e segurança para o cidadão. Entre esses documentos, está o título de eleitor, que se tornou também digital e mais acessível. Confira dicas e passos sobre como tirar o título de eleitor online.

Leia mais:

publicidade

Quais documentos devo digitalizar para o cadastro?

Para fazer o cadastro digital e ter o seu e-título, os eleitores precisam ter em mãos digitalizados os seguintes documentos.

  • Foto com o rosto e segurando um documento de identificação também com foto;
  • Um comprovante de residência, podendo ser conta de luz, água ou fatura de cartão;
  • Faça uma cópia ou tire uma foto do seu documento de identificação. De preferência, use o RG ou a carteira de identidade nacional. Segundo o TSE, a CNH não deve ser usada isoladamente para identificação.

Fazendo o cadastro digital

  1. Insira seus dados no site do TSE ou TRE

    Para obter o título de eleitor digital, você deve cadastrar e inserir seus documentos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) correspondente ao seu cadastro. Este é o primeiro passo.

  2. Clique agora na opção ‘autoatendimento eleitor’

    Clique na opção ‘autoatendimento eleitor’ e, em seguida, clique na opção ‘Tire seu título eleitoral’

  3. Anote seu protocolo para fazer o acompanhamento

    Depois do processo, o usuário receberá um número de protocolo para fazer o acompanhamento da solicitação, a qual será analisada pela Justiça Eleitoral.

  4. Baixe o app do e-Título

    Com a conclusão do trâmite, basta você baixar o aplicativo e-Título, disponível tanto para iOS quanto para Android, conectar com seus dados do GOV.BR e começar a usar normalmente o seu título de eleitor digital.

Como acompanhar a solicitação do e-Título?

  1. Para acompanhar a solicitação do e-Título, basta que o usuário acesse o site do TSE ou TRE;
  2. Depois clique em ‘autoatendimento eleitor’, que logo será encaminhado para uma página com diversas opções e deve clicar em ‘Acompanhe uma solicitação’;
  3. Em seguida, selecione uma das opções para ver o andamento do seu pedido, podendo ser por protocolo ou dados pessoais e logo após clicar em ‘Entrar’ para ver se já está tudo concluído ou ainda sendo avaliado pelo órgão responsável sua solicitação.

É possível fazer o alistamento eleitoral presencialmente?

Ainda é possível fazer o alistamento presencialmente, sendo necessário apenas que o eleitor realize o agendamento em um dos cartórios eleitorais presentes no seu estado de domicílio (Sua cidade).

publicidade
  • Para a emissão do documento, lembre-se de levar cópias originais dos mesmos documentos solicitados online.
  • No local, o eleitor terá que tirar uma foto e fazer a coleta da biometria. Em seguida, aguardar alguns minutos e poderá ter o documento em mãos na mesma hora, já com a possibilidade de utilizar o e-Título.

Adolescentes podem tirar o título?

Eleitores que tenham a partir de 15 anos já podem ter o título de eleitor se fizerem aniversário de 16 anos antes do primeiro turno das eleições. Vale lembrar que os passos são os mesmos, assim como é interessante frisar que para o caso dos homens, não é necessário enviar o certificado de quitação militar, afinal o alistamento só ocorre ao completar 18 anos.

Multa

Para quem deixou de votar na eleição passada sem justificar, o mesmo deve emitir uma guia de multa para fazer o pagamento. Para isso, deve procurar o TER de seu estado. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode sofrer uma série de restrições, como, por exemplo, ficar impedido de tirar CPF e passaporte.