A Orbic, uma empresa americana de dispositivos móveis, já tem um portfólio interessante: oferece smartphones de baixo custo, tablets, fones de ouvido e smartwatches. A companhia resolveu dar uma passo ousado e se perguntar o que aconteceria se fizesse uma bicicleta elétrica. Foi assim que decidiu ingressar no mercado de mobilidade, com o que chama de a primeira e-bike com conexão 5G.

O modelo ainda conta com tecnologia IA para prevenção de acidentes e colisões.

publicidade

Leia mais:

Primeira bicicleta elétrica com 5G

A novidade foi apresentada no Mobile World Congress, em Barcelona, como a primeira e-bike com 5G. A conexão, desenvolvida pela Verizon, permite que os ciclistas se conectem para um “comunicação totalmente imersiva” e “ver onde seus amigos estão em tempo real” no visor.

publicidade

A conectividade também permite que os condutores bloqueiem e desbloqueiem a bicicleta elétrica remotamente, rastreie via GPS, defina limites geográficos por meio de um app complementar e até façam com que ela sirva como um ponto de acesso móvel de alta velocidade durante os passeios.

A tecnologia do modelo não fica só no 5G. A e-bike também conta com IA com múltiplos sensores de câmera ADAS de 2 megapixels e 140 graus que monitora o tráfego, emite alertas sonoros quando alguém se aproxima demais e evita colisões. Ainda, há recursos visuais que aparecem em uma tela HD na parte dianteira e a empresa diz que a IA não deixa que o condutor acelere até detectar um capacete.

publicidade

Na mesma tela frontal, é possível ver o status da bateria, velocidade, distância percorrida, recursos de navegação e abrir uma câmera selfie de 8 polegadas para facilitar bate-papos e chamadas de vídeo (o que não parece muito seguro).

Por último, há uma câmera de 64 megapixels acoplada na parte da frente e que filma todo a aventura, ou seja, o proprietário da bicicleta elétrica da Orbic não precisa investir em um dispositivo de filmagem.

publicidade

Toda a tecnologia é alimentada por Android usando um chip Qualcomm octa-core.

(Foto: Orbic/Reprodução)

Especificações

  • O modelo de exibição tem uma assistência de pedal de 45 km/h e bateria de tubo removível de 960 Wh;
  • O alcance não foi divulgado, mas a conexão a um carregamento rápido foi confirmado.
  • Há tecnologia de LED na parte traseira e dianteiras, pneus grossos, para-lamas, câmbio de 9 marchas e bagageiro traseiro;
  • Na parte do quadro, há frenagem a disco, garfo de suspensão e descanso lateral.