Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um foguete Falcon 9, da SpaceX, decolou na madrugada de segunda-feira (4) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), levando uma equipe de quatro astronautas a bordo da missão Crew-8. E eles já estão no laboratório orbital.

Vamos relembrar:

publicidade
  • Após alguns adiamentos devido às condições climáticas, a SpaceX finalmente conseguiu lançar uma nova tripulação de astronautas à Estação Espacial Internacional;
  • A decolagem aconteceu à 00h53 de segunda-feira, a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida;
  • Os quatro membros da missão Crew-8 vão passar cerca de seis meses trabalhando e conduzindo experimentos no laboratório orbital.

Os astronautas Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, da NASA, bem como o cosmonauta da Roscosmos Alexander Grebenkin chegaram à ISS no início da manhã desta terça-feira (5), para uma temporada de cerca de seis meses – saiba mais sobre eles aqui.

Membros da missão SpaceX Crew-8. Crédito: NASA/Bill Stafford

Conforme comunicado pela NASA no blog oficial da missão, a cápsula Dragon Endeavour atracou no complexo orbital às 4h28 (pelo horário de Brasília), quando a estação estava a 418 km da Terra.

publicidade

Estação Espacial Internacional lotada

Após o acoplamento da cápsula ao módulo Harmony, tanto os astronautas da missão Crew-8 quanto os atuais tripulantes da ISS fizeram verificações padrão de vazamento e pressurização entre as espaçonaves em preparação para a abertura das escotilhas, que aconteceu às 6h13.

Configuração atual da Estação Espacial Internacional. Seis espaçonaves estão ancoradas no complexo orbital: as cápsulas tripuladas Endurance e Endeavor, da SpaceX, o cargueiro Cygnus, da Northrop Grumman, a nave de tripulação Soyuz MS-24 e as naves de reabastecimento Progress 86 e 87 (estas três, russas). Crédito: NASA

Então, os membros da Crew-8 se juntaram à tripulação da Expedição 70 da estação espacial, formada pelas astronautas da NASA Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Andreas Mogensen, o astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) Furukawa Satoshi e os cosmonautas Konstantin Borisov, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, da Roscosmos, a agência espacial da Rússia. 

publicidade

Por um curto período de tempo, o número de tripulantes a bordo do laboratório orbital ficará excepcionalmente em 11 pessoas, até que os membros da missão Crew-7 (Moghbeli, Mogensen, Satoshi e Borisov) retornem à Terra.

Leia mais:

publicidade

O que os astronautas da missão SpaceX Crew-8 vão fazer no espaço

Ao longo dos meses de missão, os astronautas da Crew-8 conduzirão novas pesquisas científicas em preparação para a exploração humana além da órbita baixa da Terra. Os experimentos incluem um estudo de organoides cerebrais para compreender distúrbios neurodegenerativos, mudanças nos fluidos corporais durante voos espaciais e os efeitos da radiação UV e da microgravidade no crescimento das plantas.

A missão Crew-8 é o quinto voo da cápsula Dragon Endeavour, que levou astronautas à ISS pela primeira vez em maio de 2020, no primeiro voo espacial tripulado da SpaceX, o Demo-2. A SpaceX e a NASA estão atualmente trabalhando para certificar as cápsulas Dragon reutilizáveis para até 15 voos espaciais.

A SpaceX é uma das duas empresas comerciais com contratos multibilionários com a NASA para levar astronautas de e para a ISS. A outra empresa é a Boeing, que pretende lançar o primeiro voo tripulado em sua espaçonave Starliner ainda neste semestre.