Com tantos golpes na internet, é cada vez maior a dúvida se um link é seguro e podemos clicar nele. Os golpistas têm sofisticado suas ações, como encurtar os links e dificultar a verificação para saber se são seguros ou não.

Além de tomar os devidos cuidados e checar os perigos antes de sair clicando por aí, é possível usar ferramentas que analisam os endereços. Dessa forma, você fica sabendo se um link é seguro antes de clicar. Vamos explicar como funcionam esses analisadores de links e listar os 5 melhores para te ajudar nessa insegurança.

publicidade

Leia mais:

Para verificar se um link é seguro, você pode analisar a URL. Se o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) tiver a letra S no final, o site tem um Certificado de Segurança SSL, indicando que é seguro. Também pode utilizar uma ferramenta de verificação de links. Por exemplo, pode copiar o link com segurança e colá-lo no verificador de URL do Google. 

publicidade

Os verificadores de links são ferramentas ou softwares que verificam hiperligações quebradas num site ou página web. Eles podem ajudar a evitar malware, ataques de phishing, botnets e sites falsos. 

Essas ferramentas desempenham um papel fundamental na proteção contra ameaças cibernéticas que se espalham através de links maliciosos. Ao utilizarem bases de dados de listas de bloqueio e serviços online de reputação de sites, verificam links inseguros.

publicidade

1- NordVPN

O verificador de links da NordVPN é uma ferramenta gratuita que analisa um endereço eletrônico e informa se é seguro ou não. O verificador de links utiliza um modelo de aprendizagem de máquina desenvolvido pela NordVPN para identificar padrões de phishing e sites falsos com alta precisão. 

Para fazer essa análise, basta acessar o site da NordVPN nesta página. Insira o endereço que vai verificar, clique em analisar e leia o resultado da análise.

publicidade

Você também pode ativar a verificação de URLs contra sites mal-intencionados no aplicativo da NordVPN:

  • Abra o aplicativo da NordVPN
  • Clique no ícone do escudo
  • Ative a proteção da Web

2- Norton Safeweb

O Norton Safeweb analisa e classifica os sites para verificar como eles afetam o seu dispositivo. Quando o ícone cinza aparecer ao lado dos resultados da pesquisa, isso indicará que o Norton Safeweb não analisou aquele site. 

Você deve acessar o portal do Norton, em seguida preencha ou cole o URL/site para análise e clique em “Procure um site”. Clique na lupa e verifique se o site é seguro ou não.

O Norton Safeweb também tem um recurso chamado Link Guard, que oferece proteção contra hiperlinks não seguros quando você digita no seu navegador da Web. O Link Guard procura a reputação dos URLs que aparecem nos emails e nas páginas de redes sociais. Se algum URL for considerado suspeito, o Link Guard mostrará um aviso.

3- Google

Considerado por muitos como o melhor verificador de links, o Google oferece uma ferramenta de navegação segura que ajuda a saber quais links são seguros. O Google mantém uma lista de sites que podem colocar os utilizadores em risco de malware ou phishing. Também analisa sites e avisa se um site parece perigoso.

A tecnologia de Navegação Segura do Google analisa bilhões de URLs por dia em busca de websites não seguros. Todos os dias, descobrem milhares de novos sites com problemas de segurança. Muitos deles são websites legítimos que foram comprometidos. Ao detectar sites não seguros, o Google exibe avisos na Pesquisa Google e nos navegadores da Web. Além disso, você pode pesquisar para ver se é perigoso visitar um determinado website no momento.

Para usar a ferramenta, acesse o site, abaixo de “Verificar o status do site”, insira o enderço que quer analisar na caixa de texto e dê um “Enter” para consultar o resultado.

4- URLVoid

O URLVoid é uma ferramenta popular de verificação de links que utiliza bases de dados de listas de bloqueio e serviços online de reputação de sites para verificar links inseguros. 

O URLVoid também pode verificar se um domínio está na lista negra por um serviço de lista negra de domínios popular e de confiança. Esses serviços são utilizados para identificar melhor websites potencialmente maliciosos e fraudulentos envolvidos na distribuição de malware, incidentes de phishing e lojas online falsas. 

O URLVoid tem um selo de segurança https ou SSL, registado pela empresa Let’s Encrypt, com validade até 28/3/2024. O selo de segurança ou cadeado verde por si só não garante que um site é confiável, mas é requisito mínimo para os dias de hoje. Fica a dica para outros sites também.

Todas as ferramentas de verificação funcionam basicamente da mesma forma. Com o URLVoid é o mesmo procedimento. Acesse o site, insira o endereço na caixa de texto e clique em “Scan Website” para obter o resultado.

5-  VirusTotal

O VirusTotal é um serviço online que analisa arquivos e URLs suspeitas para detectar vírus, worms, cavalos de troia e outros tipos de malware. Acesse o VirusTotal, na página, você pode escolher entre arquivo ou URL. Após inserir o nome, clique em “Search” ou “Pesquisar” e aguarde o resultado da verificação. O VirusTotal analisa os arquivos e URLs com mais de 70 soluções de antivírus diferentes.

Como verificar um link

Veja no passo a passo a seguir, como é fácil realizar a verificação para saber se um link é seguro. Vamos usar o Norton Safeweb como exemplo:

Tempo necessário: 3 minutos

Verificação se um link é seguro pelo Norton Safeweb

  1. Acesse o portal do Norton

    Entre na página da ferramenta. Digite ou cole o nome do URL/site que deseja verificar e clique em “Procure um site” (na lupa). Clique na lupa e verifique se o site é seguro ou não.Tutorial de como verificar se um link é seguro