A Huawei e a Amazon anunciaram nesta terça-feira (5) um acordo plurianual de licenciamento de patentes que resolve processos da chinesa contra a companhia norte-americana. Segundo informações da Reuters, os termos do contrato não foram divulgados — e chega em meio as proibições dos EUA contra empresas chinesas. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Alegando preocupações com uso de dados, o governo americano implementou diversas ações mercadológicas contra a China, como a restrição em exportações — empresas norte-americanas interromperam o fornecimento de chips e outros componentes à Huawei, que precisou paralisar o seu negócio de smartphones por um tempo; 
  • O acordo entre Amazon e Huawei mostra que as empresas norte-americanas estão tentando cooperar com as chinesas, pensando mais economicamente; 
  • Outro exemplo disso pode ser a Nvidia, que também tenta contornar as restrições e não perder espaço no mercado chinês. A empresa preparou uma versão modificada de seu chip especialmente para a China. Entenda aqui

Leia mais! 

Alan Fan, chefe do departamento de direitos de propriedade intelectual da Huawei, disse que, com o acordo, a empresa chinesa encerrou os processos movidos contra a Amazon na Alemanha. As companhias brigavam na Justiça devido a uma tecnologia patenteada relacionada ao Wi-Fi e reprodução de vídeo. 

publicidade

Para o executivo, o acordo de licença de patente mostra que “empresas americanas, chinesas e de outras regiões estão cooperando sem limitações em padrões e licenciamento de patentes”. 

O novo acordo da Huawei também chega após a companhia anunciar um contrato semelhante de licenciamento cruzado de patentes com a fabricante nacional de smartphones Vivo, cobrindo tecnologias de comunicação, incluindo 5G.  

publicidade

Ela também tem acordos com a Xiaomi e, mais recentemente, iniciou parcerias para acelerar sua produção de carros inteligentes.