Robôs já estão fazendo entregas do Uber Eats em Tóquio

Quem pedir comida em uma certa região de Tóquio pelo Uber Eats, pode não ter seu pedido sendo entregue por um humano
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 05/03/2024 19h49
uber eats
Imagem: Divulgação/Uber
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Uber Eats está operando com robôs entregando os pedidos de comida na cidade de Tóquio. Desde o mês passado, as entregas robóticas vêm sendo oferecidas em uma pequena área da cidade pelo aplicativo de alimentação norte-americano, que espera expandir eventualmente o serviço no resto do Japão. As informações são do Tech Xplore.

Leia mais:

O Japão enfrenta atualmente uma escassez na mão de obra para motoristas de aplicativos. Como medida para combater o problema, as leis de trânsito foram alteradas no ano passado, permitindo que robôs de entrega transitem por vias públicas.

Outras empresas, entre elas a Panasonic, também estão começando a testar máquinas autônomas para transportar e entregar suas mercadorias aos clientes.

Os pequenos robôs do Uber Eats, como é possível ver na foto abaixo, têm faróis quadrados (que lembram olhos) e três rodas de cada lado para locomoção nas calçadas. Eles mesmos calculam as rotas por conta própria, usando sensores para evitar pedestres e outros obstáculos.

Imagem: Divulgação/Uber

Eles chegam a uma velocidade de até 5,4 quilômetros por hora e têm luzes piscando ao redor de sua tampa. Remotamente, há um operador humano de prontidão em caso de problemas técnicos.

Atuação dos robôs ainda não cobre entregas em toda a capital japonesa

  • A exemplo da modalidade de entrega autônoma do Uber Eats nos EUA, os robôs de Tóquio terão escopo limitado no início.
  • Além de áreas restritas para entrega, eles também não “batem na porta” do cliente. Os usuários do aplicativo devem esperar do lado de fora até que o robô chegue.
  • Um representante da companhia relevou que é esperado que um dia o robô possa bater à sua porta.
  • Há planos para que o serviço possa chegar um dia chegar às zonas rurais, onde muitos residentes são idosos e há poucos motoristas.

A Uber Eats também esclarece que os motoristas de aplicativo não precisam se preocupar, e que “mesmo dentro de 5 ou 10 anos ainda haverá trabalho para entregadores humanos em sua plataforma”.

A entrega de comida por robôs por enquanto se limita a apenas alguns restaurantes no movimentado distrito de Nihonbashi. Os usuários não podem escolher se a entrega será feito por robô e, se esta for selecionada, eles podem aceitar ou recusar.

Imagem: Divulgação/Uber
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.