O helicóptero talvez seja um dos meios de transporte mais rápidos para curtas e médias distâncias. Também é dos mais seguros.

Criado inicialmente para a guerra, essa aeronave surgiu na primeira metade do século 20 e só foi se tornar um veículo comercial na década de 1980. De lá para cá, ele vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas ricas nas principais metrópoles do mundo – como uma forma de driblar o trânsito.

Vídeo relacionado

Leia mais

Uma de suas características principais, a estrutura robusta dos helicópteros que pouco mudou nesses últimos anos pode se transformar em um curto espaço de tempo. Esse é o objetivo da empresa centenária Sikorsky, que está desenvolvendo uma nova linha para o táxi aéreo.

publicidade

O novo programa foi batizado de HEX e conta com três helicópteros híbridos e autônomos. Um deles é o tradicional; os outros dois, porém, parecem fazer parte de algum fime de ficção científica.

Conheça os modelos

Imagem: Divulgação/Lockheed Martin
  • Os veículos HEX/VTOL possuem asa inclinada com hélices nas pontas.
  • Isso vai permitir o pouso vertical, mas também um voo mais rápido e mais alto.
  • No ar, essas asas podem se movimentar, fazendo com que o helicóptero mude para um voo horizontal e mais veloz.
  • A empresa também quer bater um alcance superior a 9.000 metros de altura – bem mais alto que os modelos atuais, que ficam na casa dos 6.000.
  • A sigla VTOL significa Vertical Take-Off and Landing, ou seja, algo como “Decolagem e Aterrisagem Vertical” em Português.
  • Os projetos da Sikorsky são todos híbridos-elétricos e vão oferecer ainda um modo de voo autônomo, com piloto opcional.
  • A nova família HEX também incluirá diferentes graus de eletrificação.
  • Isso permite um projeto mecanicamente mais simples, o que é essencial para uma nave com asa inclinada.

Mais sobre a Sikorsky

A Sikorsky Aircraft Corporation é uma fabricante americana de helicópteros com sede em Stratford, Connecticut.

publicidade

A Sikorsky, que hoje é uma subsidiária da gigante Lockheed Martin, foi fundada por Igor Sikorsky, em 1923.

Ele foi o responsável por desenvolveu o primeiro helicóptero estável e totalmente controlável a entrar em produção de larga escala em 1942.

publicidade

Atualmente, a Sikorsky ainda é uma das principais fabricantes de helicópteros do mundo, produzindo modelos bem conhecidos como o UH-60 Black Hawk e o SH-60 Seahawk.

Já a Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que investe bastante em inovação.

aviao-supersonico-nasa
Imagem: Ilustração de um artista do avião supersônico X-59 da NASA construído pela Lockheed Martin. Crédito: NASA/Lockheed Martin

Ela é a maior produtora de artigos militares do mundo e 95% de seu orçamento anual vem de contratos com governos, principalmente o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

As informações são do New Atlas.