Instalar uma usina nuclear na Lua. É este o objetivo de um projeto que está sendo desenvolvido de forma conjunta por Rússia e China. Segundo os países, isso poderá permitir a construção de assentamentos lunares no futuro.

Leia mais

publicidade
A construção de uma usina nuclear na Lua permitirá a criação de assentamentos lunares no futuro (Imagem: Dima Zel/Shutterstock)

Energia nuclear pode ser solução para assentamentos na Lua

Segundo Yuri Borisov, chefe da agência espacial russa Roscosmos, a instalação ocorreria entre 2033 e 2035. Ex-vice-ministro da Defesa do governo Putin, ele afirmou que o projeto faz parte do trabalho em conjunto realizado pelos dois países em um programa lunar.

Hoje estamos considerando seriamente um projeto, em algum momento entre 2033 e 2035, para entregar e instalar uma unidade de energia na superfície lunar junto com nossos colegas chineses.

Yuri Borisov, chefe da agência espacial russa Roscosmos

Ainda de acordo com o representante russo, os painéis solares não seriam capazes de fornecer eletricidade suficiente para abastecer futuros assentamentos lunares. Dessa forma, a energia nuclear conseguiria suprir esta demanda. As informações são da Reuters.

Projeto faz parte de trabalho conjunto realizado por China e Rússia em um programa lunar (Imagem: Charnsitr/Shutterstock)

Parceria espacial Moscou-Pequim

  • Yuri Borisov ainda citou os planos da Rússia de construir uma nave espacial de carga movida a energia nuclear.
  • Ele disse que todas as questões técnicas relativas ao projeto foram resolvidas.
  • E que foi encontrada uma solução sobre como resfriar o reator nuclear.
  • As autoridades russas confirmam os planos de explorar a Lua, mas o programa espacial do país sofreu uma série de reveses nos últimos anos.
  • A primeira missão lunar russa em 47 anos fracassou no ano passado, depois que a espaçonave Luna-25 perdeu o controle e caiu.
  • Moscou garante que lançará novas missões lunares e depois explorará a possibilidade de uma missão conjunta tripulada com a China e até mesmo de uma base lunar.
  • Pequim, por sua vez, disse no mês passado que pretendia colocar o primeiro astronauta chinês na Lua antes de 2030.