Imposto de Renda 2024: o que fazer se atrasar a declaração?

Evite problemas com a Receita Federal e descubra qual procedimento fazer em caso de atraso no IR deste ano
Por Simone Cordeiro, editado por Bruno Ignacio de Lima 06/03/2024 08h20, atualizada em 04/04/2024 00h57
notebook com tela em aberto no site da Receita Federal e papéis de lembretes colados na parte lateral da tela
Imagem Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar do período extenso disponibilizado para apresentação da declaração do Imposto de Renda 2024, há muitos contribuintes que ainda atrasam a entrega. Porém, se isso aconteceu com você, não se preocupe! Ainda é possível resolver a situação e evitar maiores problemas com o Fisco.

O importante é procurar fazer a regularização o quanto antes, para não ter que arcar com grandes prejuízos como a acumulação de multas e suspensão do CPF, além de diversas outras penalidades. Confira a seguir.

Leia mais

O que acontece se atrasar o Imposto de Renda?

relógio sobre alguns documentos
Imagem Shutterstock

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda em 2024 começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. No entanto, embora seja um período extenso, pode ser que muitos contribuintes tenham “dormindo” quando o leão da receita federal passou.

Dentre as penalidades da não declaração, algumas consequências podem ocorrer, como:

  • Multa por atraso (mínima de R$ 165,74­­­—o valor exato dependerá do tempo de atraso e do montante do imposto devido);
  • CPF com restrições (o contribuinte fica com o CPF irregular e pode ser impedido de fazer várias transações financeiras);
  • Não recebe a restituição (o contribuinte que não fizer a entrega e tiver valores a restituir, fica impedido de receber os valores restituídos pela Receita Federal).

O que fazer se atrasar a declaração do Imposto de Renda em 2024?

Antes de tudo, é necessário enviar a declaração com as informações corretas e pagar a multa, caso seja aplicável para regularizar a situação após o prazo estipulado.

Para começar, faça o download do programa oficial de declaração correspondente ao ano que está pendente. Não esqueça de separar todos os documentos necessários, como informes de rendimentos e extratos bancários.

De todo modo, você precisará preencher e enviar a sua declaração normalmente. Dessa forma, o sistema vai detectar automaticamente que você está em atraso. Mas, mesmo assim, você precisará pagar a multa.

Vale lembrar que após o envio, será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento da multa. A partir daí você terá até 30 dias após a emissão para realizar tal pagamento.

Como saber se tenho Imposto de Renda atrasado?

celular em cima de teclado com perfil com logo da Receita Federal na tela
Imagem Shutterstock

Em caso de dúvida para saber se há pendências com a Receita Federal, você só precisa consultar o portal do portal e-CAC e seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse colocando o número do seu CPF ou CNPJ;
  • Em seguida, coloque sua senha;
  • Por último, digite o código de acesso.

Após isso, aparecerá um relatório com a sua situação cadastral e já na sequência você terá acesso às páginas com download de programas e instruções para regularização de cada ano. Portanto, basta seguir as instruções para acessar as pendências e as informações sobre como resolvê-las.

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.