Apesar do período extenso disponibilizado para apresentação da declaração do Imposto de Renda 2024, há muitos contribuintes que ainda atrasam a entrega. Porém, se isso aconteceu com você, não se preocupe! Ainda é possível resolver a situação e evitar maiores problemas com o Fisco.
O importante é procurar fazer a regularização o quanto antes, para não ter que arcar com grandes prejuízos como a acumulação de multas e suspensão do CPF, além de diversas outras penalidades. Confira a seguir.
Leia mais
- Quem deve declarar Imposto de Renda 2024?
- Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2024?
- Imposto de Renda 2024: você deve usar navegador, programa ou aplicativo?
O que acontece se atrasar o Imposto de Renda?
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda em 2024 começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. No entanto, embora seja um período extenso, pode ser que muitos contribuintes tenham “dormindo” quando o leão da receita federal passou.
Dentre as penalidades da não declaração, algumas consequências podem ocorrer, como:
- Multa por atraso (mínima de R$ 165,74—o valor exato dependerá do tempo de atraso e do montante do imposto devido);
- CPF com restrições (o contribuinte fica com o CPF irregular e pode ser impedido de fazer várias transações financeiras);
- Não recebe a restituição (o contribuinte que não fizer a entrega e tiver valores a restituir, fica impedido de receber os valores restituídos pela Receita Federal).
O que fazer se atrasar a declaração do Imposto de Renda em 2024?
Antes de tudo, é necessário enviar a declaração com as informações corretas e pagar a multa, caso seja aplicável para regularizar a situação após o prazo estipulado.
Para começar, faça o download do programa oficial de declaração correspondente ao ano que está pendente. Não esqueça de separar todos os documentos necessários, como informes de rendimentos e extratos bancários.
De todo modo, você precisará preencher e enviar a sua declaração normalmente. Dessa forma, o sistema vai detectar automaticamente que você está em atraso. Mas, mesmo assim, você precisará pagar a multa.
Vale lembrar que após o envio, será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento da multa. A partir daí você terá até 30 dias após a emissão para realizar tal pagamento.
Como saber se tenho Imposto de Renda atrasado?
Em caso de dúvida para saber se há pendências com a Receita Federal, você só precisa consultar o portal do portal e-CAC e seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse colocando o número do seu CPF ou CNPJ;
- Em seguida, coloque sua senha;
- Por último, digite o código de acesso.
Após isso, aparecerá um relatório com a sua situação cadastral e já na sequência você terá acesso às páginas com download de programas e instruções para regularização de cada ano. Portanto, basta seguir as instruções para acessar as pendências e as informações sobre como resolvê-las.