Dando continuidade ao seu plano de expansão, a Waymo anunciou que iniciará seus serviços de robotáxis em Austin, no Texas, a partir desta quarta-feira (6). Segundo a divisão de autônomos do Google, a empresa atenderá, por ora, apenas seus funcionários, mas deve abrir a opção ao público em breve. 

O que você precisa saber: 

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  • Os serviços estarão disponíveis em uma região de aproximadamente 70 km, alcançando o centro de Austin, Barton Hills, Riverside, East Austin e Hyde Park; 
  • A expansão ocorre logo após a empresa receber autorização da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) para levar suas operações para Los Angeles e mais locais em São Francisco, na Califórnia; 
  • Com Austin, a Waymo opera agora em quatro cidades dos EUA — ela também está em São Francisco, Phoenix e Los Angeles; 
  • A Waymo tenta uma retomada em suas operações após dois de seus veículos se envolverem em um acidente, dando início a uma investigação por parte dos reguladores da Califórnia. 

Leia mais! 

Nossa implantação disciplinada na capital do Texas nos deixa um passo mais perto de entregar com segurança os benefícios da direção totalmente autônoma a muito mais pessoas. 

Saswat Panigrahi, chefe de produto da Waymo.

A expansão da Waymo foi suspensa recentemente após o CPUC decidir bloquear os planos da empresa nas cidades de São Francisco e Los Angeles devido a um acidente. Após a companhia adotar medidas para retomar a segurança dos autônomos — como o recall de 400 robotáxis, já que um erro de software foi identificado (relembre aqui) — o regulador reconsiderou a pausa e aprovou o pedido, que não agradou muito alguns blocos do governo, como a prefeitura de LA. 

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Vale lembrar que não apenas a Waymo, sua rival Cruise também enfrenta escrutínios com reguladores e falta de aprovação de usuários, que perderam a confiança no veículo sem motorista após diversas colisões. 

Recentemente, por exemplo, um AV da Waymo foi atacado e incendiado durante as celebrações do Ano Novo Chinês na Chinatown de São Francisco. Ação repercutiu como retaliação contra um incidente em que outro carro da empresa atingiu um ciclista em um cruzamento da cidade.