A atualização iOS 17.4 do iOS está disponível, oferecendo novos emojis e protocolo de segurança criptográfica para o iMessage, juntamente com mudanças importantes na App Store e pagamentos sem contato para a plataforma iPhone na Europa.

A Apple está fazendo várias dessas mudanças para cumprir a Lei de Mercados Digitais da União Europeia (UE), conhecida também como DMA, lei que visa tornar a economia digital mais justa, removendo as vantagens injustas que os gigantes da tecnologia têm sobre as empresas e os usuários finais.

publicidade

Leia mais:

Lançamento do iOS 17.4

  • O iOS 17.4 permitirá que desenvolvedores de terceiros ofereçam lojas de aplicativos e downloads de aplicativos alternativos para usuários da UE fora da iOS App Store;
  • Os desenvolvedores que desejam aproveitar isso serão obrigados a passar pelo processo de aprovação da Apple e pagar “Taxa de Tecnologia Principal” de 50 centavos de euro por instalação quando um aplicativo atingir um milhão de downloads anualmente;
  • Os proprietários de iPhones na UE verão notas de atualização diferentes que mencionam especificamente novas opções disponíveis para lojas de aplicativos, navegadores da web e opções de pagamento.

Segundo o The Verge, o iOS 17.4 permite que as pessoas na UE façam download de motores de navegador alternativos que não se baseiam no WebKit da Apple, como o Chrome e o Firefox, com nova tela de escolha no Safari que solicitará aos usuários que selecionem um navegador padrão quando aberto pela primeira vez.

publicidade

Embora nenhuma alternativa de navegador tenha sido anunciada oficialmente, tanto o Google quanto a Mozilla estão experimentando novos navegadores no iOS que, eventualmente, poderiam ser lançados ao público.

publicidade
iPhone em processo de atualização do iOS
Imagem: nikkimeel/Shutterstock

Pagamentos sem contato e suporte a aplicativos da web

A Apple também está introduzindo novas APIs que permitem que desenvolvedores de terceiros utilizem o chip de pagamento NFC do iPhone para serviços de pagamento sem contato além do Apple Pay e Apple Wallet na Área Econômica Europeia.

Nenhum provedor alternativo de pagamentos sem contato foi confirmado ainda, mas os usuários encontrarão uma lista de aplicativos que solicitaram o recurso em Configurações > Privacidade e Segurança > Sem contato e NFC.

publicidade

Embora a Apple tenha revelado anteriormente que planejava interromper o suporte a aplicativos da web progressivos (PWAs) na UE para evitar a construção de “arquitetura de integração completamente nova” em conformidade com a DMA, a empresa agora diz que “continuará a oferecer a capacidade de aplicativos da web na tela inicial existente” para os usuários da UE. No entanto, esses aplicativos na tela inicial ainda serão executados usando a tecnologia WebKit, sem opção de serem alimentados por motores de navegador de terceiros.

Mais recursos e novidades

Entre novidades mais “visíveis” aos usuários, o aplicativo Podcasts está adicionando transcrições de áudio geradas automaticamente que as pessoas podem usar para pesquisar palavras ou frases específicas e ir diretamente para o ponto correspondente no episódio. Elas estarão disponíveis em inglês, francês, alemão e espanhol, ao menos em um primeiro momento.

No quesito segurança, um novo protocolo criptográfico para o iMessage, conhecido como PQ3, também está incluído no iOS 17.4, supostamente reforçando a criptografia de mensagens de ponta-a-ponta contra possíveis ataques de computação quântica. Nenhum desses ataques foi divulgado, mas a Apple está lançando as bases para se preparar para essa eventualidade.

Já a Siri tem nova opção para ler mensagens recebidas em qualquer idioma com suporte da assistente de voz da empresa da maçã, que inclui espanhol, francês, alemão, chinês e outros. Mais de 100 novos emojis – como um limão, corrente quebrada, cogumelo marrom e cabeças balançando e acenando com a cabeça – também estão sendo adicionados após a atualização Unicode 15.1 em setembro passado.

Homem segurando iPhone 15
iPhone 15 (Imagem: Framesira/Shutterstock)

O iPhone 15 agora exibirá mais informações relacionadas à bateria nas configurações de Saúde da Bateria, incluindo contagem de ciclos, data de fabricação e quando a bateria foi usada pela primeira vez. E, finalmente, o recurso de reconhecimento de músicas introduzido no iOS 14.2 agora permite que os usuários adicionem as músicas identificadas à sua biblioteca e listas de reprodução do Apple Music.

O iOS 17.4 é compatível com a mesma gama de modelos de iPhone que o iOS 17, voltando para a série iPhone X e o iPhone SE de segunda geração. A implantação pode ser gradual, mas você pode verificar se está disponível em seu dispositivo indo em Configurações > Geral > Atualização de Software.