Se você tentar ligar a lanterna do iPhone e demorar mais de dois segundos, é capaz de que você perderá um dos mais bem-escondidos recursos do iOS, segundo o The Wall Street Journal.
Apesar de os menus de configurações do iPhone conterem muitas coisas interessantes escondidas, como uma proteção a ladrões, muitos deles estão tão bem escondidos que os usuários acabem nem sabendo de sua usabilidade.
Leia mais:
- iPhone: 10 dicas para usar o smartphone de maneira mais eficiente
- Por que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?
- Vendas do iPhone caem 24% na China
Recurso oculto do iPhone: como acessar
- O recurso está na aba “Acessibilidade” e tem a ver com a quantidade de vezes que se toca a traseira do smartphone;
- Para acessá-lo, faça o seguinte:
- Acesse as configurações (ícone de engrenagem);
- Clique em “Acessibilidade”;
- Vá em “Toque”;
- Role até o fim da tela e acesse “Toque traseiro”;
- Existirão duas opções: “toque duplo” e “toque triplo”. Cada um deles permite ao iPhone fazer algo quando for tocado duas ou três vezes.

Uma das coisas que o dispositivo pode fazer por meio dessa função é acender a lanterna, por exemplo, o que é útil para os momentos nos quais a escuridão total é “inimiga”.
Atalhos
Outro app muito útil para otimizar a vida de quem tem iPhone é o “Atalhos”, implementado há alguns anos no iOS. Ele permite a criação de automações customizadas que podem ser inicializadas com os toques na traseira do celular.
Para isso, abra o Atalhos, toque na seta de mais para criar um novo atalho e adicione quantos passos quiser. Ao voltar nas configurações de “toque traseiro”, você verá todas as automatizações do Atalhos lá.
O Android nos Galaxy, da Samsung, também tem uma espécie de Atalhos. Trata-se do Bixby Routines, que tem função similar, mas não há uma configuração para toque traseiro.
Entre as configurações possíveis para mesclar Atalhos e toque traseiro, o WSJ destaca o uso do Shazam. Por exemplo, suponhamos que você começa a ouvir uma música e quer logou descobrir qual é.
Ao invés de desbloquear seu iPhone e achar o Shazam (o que pode demorar e fazer você perder a música), dá para dar toques rápidos no celular para abri-lo.
Existe apenas uma limitação: como só é possível tocar duas ou três vezes em sequência, o iOS só permite configurar o recurso para executar duas tarefas. E sempre pratique os toques, já que, em um momento de desespero, você pode errar e ficar ainda mais desesperado!
Se você (incrivelmente) não tiver uma capa protetora, um toque mais gentil no iPhone bastará. Mas, caso você (seja como a maioria) e tenha uma capa, pressione mais “agressivamente”. Por isso, treinar os comandos é fundamental.