O máximo solar estava previsto para acontecer em 2025, mas segundo um especialista essa fase mais ativa e perigosa do Sol já pode ter se iniciado e só saberemos disso com certeza, quando as atividades solares se acalmarem nos próximos anos.

Nesse período as manchas solares tomam conta da superfície do Sol. Como resultado, as tempestades solares se tornam mais frequentes e poderosas, e se atingirem a Terra podem causar apagões e auroras.

publicidade
  • O pico de atividades é causado pelo emaranhamento gradual das linhas do campo magnético, até o máximo solar;
  • Nesse momento elas se rompem e os polos magnéticos sul e norte se invertem;
  • Depois disso, o Sol começa a se acalmar até atingir o mínimo solar, onde as manchas e as tempestades deixam praticamente de existir.
Durante a aproximação do máximo solar, a superficie do Sol é tomada por manchas. A imagem a esquerda é de fevereiro de 2021, quando o pico de atividaes estava longe, enquanto a direita é de outubro de 2023, quando as manchas se tornaram mais frequentes (Crédito: ESA e NASA/Solar Orbiter/EUI Team)
Durante a aproximação do máximo solar, a superfície do Sol é tomada por manchas. A imagem a esquerda é de fevereiro de 2021, quando o pico de atividades estava longe, enquanto a direita é de outubro de 2023, quando as manchas se tornaram mais frequentes (Crédito: ESA e NASA/Solar Orbiter/EUI Team)

Quando o máximo solar irá acontecer?

O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), administrado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), apontou em 2019 que o ciclo solar havia se iniciado. A previsão feita por pesquisadores da NOAA, NASA e dos Serviços Internacionais de Ambiente Espacial previu que o máximo solar seria relativamente fraco e aconteceria em 2025.

No entanto, de acordo com o Science Alert, logo percebeu-se que as previsões estavam erradas. As manchas solares e as tempestades ocorreram com mais frequência do que o esperado. Com isso, em 2023, vários pesquisadores apontaram que o máximo solar se daria provavelmente no início de 2024.

publicidade

Em outubro de 2023, o SWPC assumiu que as previsões estavam erradas, e que o máximo solar realmente deveria acontecer em 2024, entre janeiro e outubro. Desde essa atualização, a atividade tem aumentado e diminuído, o que dificultou prever o momento exato que o pico de atividades aconteceria. Mas, de acordo com Scott McIntosh, físico solar e vice-diretor do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica do Colorado, em resposta ao WordsSideKick.com, um retorno das atividades em fevereiro indicou que ele pode ter começado.

Normalmente o início do máximo solar é anunciado, no mínimo, sete meses após o seu fim, quando as manchas solares desaparecem. No entanto, essa não é a única forma de identificar o pico de atividades.

publicidade
A partir das manchas solares é possivel determinar quando o máximo solar aconteceu. Mancha solar AR3576 – tão grande que foi observada de Marte. (Crédito: NASA)

Leia mais:

Pico de atividade

Antes do máximo solar, a intensidade do campo magnético diminui e chega a quase zero na inversão polar. Essas alterações podem ser acompanhadas praticamente em tempo real, e recentemente a intensidade do campo magnético solar tem oscilado próximo a zero.

publicidade

Então se o máximo solar começou, o que deveremos esperar agora? Provavelmente ele irá durar cerca de um ano, depois disso, as manchas solares irão diminuir, no entanto, as tempestades solares ainda deverão acontecer, o que significa que a frequência desses eventos aumentarão durante alguns anos. 

tempestade geomagnética
Tempestade solar (Crédito: Lia Koltyrina / Shutterstock.com)

Se as tempestades solares atingirem a Terra, elas podem trazer várias consequências:

  • danificar a infraestrutura terrestre;
  • causar auroras generalizadas em baixas latitudes;
  • derrubar satélites;
  • e perturbar a capacidade de navegação de animais migratórios, devido às perturbações geomagnéticas

No entanto, apesar do máximo solar ser mais forte do que o previsto, ele ainda é mais fraco que os picos de atividade anteriores, assim, poderemos estar livres dos piores efeitos.