O Pentágono divulgou nesta sexta-feira (8) mais um relatório sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), que faz parte da iniciativa do órgão de defesa dos Estados Unidos em abrir seus arquivos sobre o tema. Dessa vez, o documento fala sobre a possibilidade desses registros serem de alienígenas.

Para a surpresa de zero pessoas, o Pentágono foi categórico em dizer que não existe nenhuma evidência da existência de seres extraterrestres. “Todos os esforços investigativos, em todos os níveis de classificação, concluíram que a maioria dos avistamentos eram objetos e fenômenos comuns e resultado de erros de identificação”, diz o documento do Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO).

publicidade

A ideia de que OVNIs são alienígenas é algo bastante difundido na cultura popular. Mas Objetos Voadores Não Identificados podem ser apenas drones de espionagem, aeronaves ou, como o documento afirma, erros de classificação. 

Leia mais:

publicidade

A grande maioria dos relatórios é quase certamente o resultado de identificação incorreta e uma consequência direta da falta de conhecimento do domínio; existe uma correlação direta entre a quantidade e a qualidade da informação disponível sobre um caso com a capacidade de resolvê-lo de forma conclusiva

O Congresso dos EUA promoveu uma audiência pública sobre avistamentos de OVNIs e a atuação do governo nesse sentido. Foram ouvidos os ex-aviadores da Marinha norte-americana, Ryan Graves e David Fravor, além de David Grusch, um ex-oficial de combate e veterano do departamento de inteligência do Pentágono. Crédito: Subcomitê de Segurança Nacional, Fronteira e Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA

Relatório sobre o registro histórico do envolvimento do governo dos EUA com fenômenos anômalos não identificados (UAP), Volume I

publicidade

“A AARO determinou, com base em todas as informações fornecidas até o momento, que as alegações envolvendo pessoas específicas, locais conhecidos, testes tecnológicos e documentos supostamente envolvidos ou relacionados à engenharia reversa de tecnologia extraterrestre são imprecisas”, disse ainda.

Histórico de OVNIs e o Pentágono

O relatório vai no mesmo caminho do documento divulgado pela NASA em setembro do ano passado, em que afirma que “a equipe de estudo independente da NASA não encontrou nenhuma evidência de que os OVNIs tenham origem extraterrestre, mas não sabemos o que são esses OVNIs”.

publicidade

A revelação desses documentos acontece depois da pressão de movimentos de divulgação de OVNIs, que alegam que os EUA sabem sobre a existência de alienígenas, mas esconde essas informações da população.

O diretor da NASA, Bill Nelson, durante entrevista coletiva concedida pela agência para apresentar o primeiro relatório da investigação sobre os avistamentos de OVNIs por parte de militares e ex-funcionários do governo dos EUA. Crédito: NASA

A conclusão é que muitos relatos de objetos do tipo são por conta de “sistemas espaciais, de foguetes e aéreos experimentais e operacionais nunca antes vistos, incluindo tecnologias furtivas e a proliferação de plataformas de drones” desenvolvidas desde a década de 40.

“É compreensível que observadores não familiarizados com estes programas possam confundir os avistamentos destas novas tecnologias com algo extraordinário, até mesmo de outro mundo”, completa ainda.