O artista Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, morreu em 1º de março, aos 68 anos. Os estúdios ligados ao mangaká (quadrinista japonês) divulgaram a informação na madrugada desta sexta-feira (08). Segundo um comunicado publicado no site da franquia, Toriyama morreu por conta de um hematoma subdural, quando ocorre o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
O funeral de Toriyama foi reservado para sua família. Segundo a nota de pesar publicada no site da franquia, o artista ainda tinha “vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo”, além de “muito mais a realizar”.
Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo.
Nota de pesar publicada no site de Dragon Ball
Leia mais:
- ‘Dragon Ball Super: Super Herói’ chega ao streaming
- Dragon Ball Daima: novo anime é canônico? O que significa o título do anime?
- Qual é a ordem cronológica para assistir ao anime Dragon Ball?
Vida e carreira de Akira Toriyama
Nascido em 1955 no Japão, Akira Toriyama começou sua carreira como mangaká em 1978 com o mangá “Wonder Island”. Em 1980, ele alcançou seu primeiro grande sucesso com o mangá “Dr. Slump”, comédia que conta a história de uma robô chamada Arale Norimaki.
Em 1984, Toriyama começou a publicar seu mangá mais famoso, “Dragon Ball”, que se tornou um enorme sucesso mundial. A história segue as aventuras de Goku, guerreiro alienígena que busca as sete Esferas do Dragão, capazes de realizar qualquer desejo.
Dragon Ball se tornou um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, com mais de 300 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Além de Dragon Ball, Toriyama é conhecido por outros mangás, como “Cowa!”, “Chrono Trigger” e “Blue Dragon”. O artista também trabalhou como designer de personagens para vários videogames, incluindo a série “Dragon Quest”.
Toriyama recebeu vários prêmios por seu trabalho. Entre eles: o Shogakukan Manga Award e o Tezuka Osamu Cultural Prize. Até hoje, ele é considerado um dos mangakás mais influentes e populares do mundo.
Trabalhos em andamento
Um dos trabalhos em andamento de Toriyama era justamente voltado à sua franquia mais famosa. O chamariz de Dragon Ball Daima, nova série animada da Toei, foi justamente a volta do criador deste universo tanto aos desenhos quanto à história em si.
Durante um painel sobre Dragon Ball Daima, o produtor executivo Akio Iyoku contou que Toriyama estava “profundamente envolvido além de sua capacidade usual” no processo de produção e sugeriu que ele tinha planejado “episódios totalmente novos para a trama”.
Pelo que o trailer mostra, diversos personagens clássicos de Dragon Ball Z – por exemplo: Goku, Vegeta e Bulma – serão transformados em crianças, de forma semelhante ao que aconteceu com Goku em Dragon Ball GT. Ainda segundo o trailer, o anime pode explorar metalinguagem. Isso porque o vilão parece saber da extensa história de Goku em diferentes animes e mangás de Dragon Ball.
Todas as sagas de Dragon Ball estão disponíveis no Crunchyroll. Dragon Ball também está disponível no Globoplay, junto a Dragon Ball Z Kai (também disponível no Max). Já Dragon Ball Z (e seus filmes) você encontra no Prime Video, da Amazon.
Repercussão da morte de Akira Toriyama
A notícia da morte de Toriyama pegou artistas e fãs de surpresa. Um deles foi Eiichiro Oda, criador de One Piece, amigo e admirador do mangaká. Oda publicou uma carta aberta no site da Shonen Jump, principal revista de mangás do Japão onde tanto Dragon Ball quanto One Piece tiveram suas sagas publicadas.
Confira abaixo trechos da carta escrita por Oda:
“[Akira Toriyama se] foi muito cedo. O buraco vazio deixado é imenso. Pensar que nunca mais nos encontraremos me enche de tristeza. Admiro você desde criança, e lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também sinto falta do dia em que me diverti muito com o Kishimoto-san no caminho para casa, desde o dia em que ele usou a palavra ‘amigo’ para se referir a nós.
[…]
Com respeito e gratidão pelo mundo criativo que o Toriyama-sensei nos deixou, rezo para que descanse em paz. Que o paraíso seja um mundo divertido ecxatamente como o sensei imaginou.“
Yuji Horii, criador de Dragon Quest (tão importante quanto Dragon Ball no Japão), também escreveu sobre a morte de Akira Toriyama. Leia abaixo:
“Ainda estou profundamente incrédulo com a notícia da morte súbita de Toriyama.
Conheço Toriyama desde que eu era escritor na Shonen Jump. Quando comecei a trabalhar em Dragon Quest, pedi a ele para fazer a arte do jogo por recomendação do editor da [Shonen Jump] [Kazuhiko] Torishima.
Nos 37 anos desde então, [Toriyama] desenhou personagens, monstros e criou inúmeros outros personagens encantadores [para Dragon Quest]. A história de Dragon Quest vai de mãos dadas com os designs de personagem de Toriyama.
Toriyama e o falecido [compositor de Dragon Quest Koichi] Sugiyama eram companheiros que trabalharam em Dragon Quest [comigo] por muito tempo.
Pensar que eles iriam morrer…
Não sei mais o que dizer. Isto é verdadeiramente, verdadeiramente triste.“