São mais de 75 dias: esse é o tempo disponível que o governo disponibiliza para que a entrega da declaração do IR seja realizada. Mas você deve estar pensando: impossível perder um prazo tão grande e deixar de realizar a obrigação fiscal. Errado! Só no ano passado, no início do dia 31 de maio (último dia para a entrega), 4 milhões de contribuintes ainda não haviam entregue a declaração, segundo a Folha de São Paulo.
Obviamente, até as 23h59 desta data final, muita gente, por algum motivo, não escapou do Leão da Receita Federal e teve que arcar com o prejuízo e as consequências. E para evitar que o mesmo aconteça com você, deixamos aqui exatamente o prazo para o IR 2024, já divulgado e fixado para os próximos anos. Confira!
Leia mais
- Imposto de Renda 2024: quando começa a entrega da declaração?
- O que muda no IR 2024?
- Quais as consequências de não declarar o Imposto de Renda?
Prazo para entrega do IR 2024
Todos os anos, quando o assunto é Imposto de Renda, surgem muitas dúvidas em torno do tema. E este ano não foi diferente, ainda mais porque surgiram algumas mudanças, como a correção da tabela de Imposto de Renda de pessoa física, que isentará cerca de 13,7 milhões de contribuintes do IR.
Além disso, o governo fixou a data de início e final da entrega, que antes poderia variar, conforme decisões do próprio governo. Este ano, a Receita Federal declarou que a data será fixa e o mesmo período pode ser considerado para os próximos anos.
Com mais de 75 dias para o contribuinte ter tempo o suficiente para reunir documentos e fazer a declaração, em 2024 o prazo vai de 15 de março até 31 de maio. Ou seja, um período bem extenso para se antecipar e entregar essa obrigação sem erros, evitando cair na malha fina.
Vale lembrar que somente os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2023 são obrigados a preencher o informe com seus rendimentos. Então, confira se você faz parte desse grupo, antes de se antecipar para fazer a declaração do Imposto de Renda.