Tábua de três mil anos descreve invasões a cidades de império misterioso

Os ataques teriam acontecido durante uma guerra civil no Império Hitita, uma poderosa civilização da Idade do Bronze
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 11/03/2024 16h22, atualizada em 12/03/2024 20h49
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma tábua de argila de 3.300 anos localizada no centro da Turquia traz revelações importantes sobre eventos do passado que até agora eram considerados misteriosos. O material descreve uma invasão estrangeira ao Império Hitita, uma poderosa civilização da Idade do Bronze.

Leia mais

Tábua revela eventos de uma guerra civil

O ataque teria acontecido durante uma guerra civil hitita. Aparentemente, os invasores foram ajudar uma das facções que disputavam o poder. É o que revela a tradução realizada do texto cuneiforme localziado na tábua.

Do tamanho da palma de uma mão, o material foi encontrado em maio de 2023 em meio às ruínas hititas em Büklükale, a cerca de 60 quilômetros da cidade de Ancara, atual capital da Turquia.

Os arqueólogos acreditam que Büklükale era uma grande cidade hitita. A nova descoberta sugere que o local também servia como uma residência real, assim como acontecia em Hattuša, que ficava a cerca de 112 km e era a capital do império antigo.

De acordo com uma tradução de Mark Weeden, professor associado de línguas antigas do Oriente Médio na University College London, as primeiras seis linhas de texto cuneiforme dizem, na língua hitita, que “quatro cidades, incluindo a capital, Hattusa, estão em desastre”. As 64 linhas restantes são uma oração na língua hurriana pedindo a vitória no conflito.

Os hititas usavam a língua hurriana para cerimônias religiosas e a tábua pode ser um registro de um ritual sagrado realizado pelo rei hitita. As informações são da Live Science.

Tábua foi encontrada nas ruínas hititas em Büklükale (Imagem: Kimiyoshi Matsumura/Instituto Japonês de Arqueologia da Anatólia)

O que causou o desaparecimento do império?

  • Segundo os arqueólogos, os primeiros reinos hititas se formaram na Anatólia central, atual Turquia, por volta de 2100 a.C.
  • O povo teria se transformado em uma grande potência regional em 1450 a.C.
  • Os hititas aparecem, inclusive, na Bíblia hebraica, e inscrições egípcias antigas registram uma guerra contra eles em 1274 a.C.
  • A língua do império antigo ainda é pouco compreendida, e foram necessários vários meses para conseguir traduzir a pequena tábua.
  • Os hititas desapareceram no início do século XII a.C., coincidindo com o colapso da Idade do Bronze Tardia, quando muitas civilizações antigas ao redor do Mediterrâneo foram abaladas por grandes distúrbios.
  • As razões que levaram ao fim do império ainda são desconhecidas, mas provavelmente não têm relação com o conteúdo da tábua.
  • Isso porque, segundo os pesquisadores, os episódios citados datam do reinado de Tudhaliya II, entre cerca de 1380 e 1370 a.C., cerca de 200 anos antes do colapso da civilização.
  • Uma das causas mais prováveis para o fim dos hititas é que a fome causada pelas mudanças climáticas tenha dizimado o povo.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.