O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar cansado de “ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial”. Lula também disse ter incumbido o ministério da Ciência e Tecnologia de elaborar, de elaborar, até junho, um plano para uso da inteligência artificial no país.
Para quem tem pressa:
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar cansado de “ouvir falar nesse bicho de na inteligência artificial”. O presidente questionou a necessidade de tal tecnologia num país com “tanta gente inteligente”;
- Lula também disse que o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, sugeriu uma parceria entre os países para desenvolver uma IA em português e espanhol. A ideia seria criar uma tecnologia que refletisse as particularidades linguísticas e culturais dos dois países;
- O presidente encarregou o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de elaborar uma proposta para o desenvolvimento de uma política de IA “genuinamente guarani”. A ideia de Lula é apresentá-la ao mundo na Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro;
- Sob a liderança da ministra Luciana Santos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação trabalha num plano para o uso da IA em diversos setores, disse ela à imprensa. A pasta acompanha a tramitação de um projeto de regulamentação da IA no Senado.
“Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Por que não usamos a inteligência humana que temos aqui?”, questionou o presidente, durante almoço com servidoras em celebração ao Dia Internacional das Mulheres (via Poder360).
Leia mais:
- Brasil é o 4º país que mais usa ChatGPT no mundo, diz levantamento
- 10 melhores chatbots para usar no ChatGPT
- Gemini vs ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?
‘IA genuinamente guarani’
Durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia no Palácio do Planalto, na quinta-feira (07), Lula disse que o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, sugeriu que a dupla de países desenvolvessem um projeto conjunto voltado para a IA.
“Ele fez a proposta para que o Brasil e a Espanha fizessem uma parceria para que a gente criasse uma inteligência artificial na nossa língua, portuguesa e espanhola. Para a gente não ficar a reboque dos outros que já estão na nossa frente. Eu achei a ideia genial”, disse Lula (via Folha de S. Paulo).
Depois, veio a missão ao Conselho: “Façam uma proposta de alguma coisa que seja factível, de alguma coisa que possa ser executada, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: ‘Nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani. Pode ser yanomami, mas uma inteligência nossa.”
A ideia do presidente é apresentar essa proposta no seu discurso de abertura da próxima Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em setembro, segundo o jornal. Já o Poder360 apontou que, segundo Lula, o prazo (até junho) leva em consideração a Conferência Nacional de Tecnologia, agendada para julho.
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou à imprensa que a pasta elabora um plano sobre o uso da IA em diferentes setores. Luciana acrescentou que o ministério também acompanha com atenção o projeto de regulamentação que tramita no Senado.