Imagem: divulgação Polar Night Energy
Uma grande “bateria de areia” futuramente vai aquecer o município de Pornainen, na Finlândia. O sistema é um tipo de armazém de energia térmica que utiliza areia. A expectativa é que a tecnologia possa suprir as demandas por aquecimento da região, eliminando o uso de petróleo e reduzindo as emissões de carbono.
O projeto está sendo desenvolvido pela startup Polar Night Energy, que planeja finalizar sua construção em um ano e um mês.
Leia mais:
A bateria de areia da Polar Night Energy terá 13 metros de altura e 15 metros de largura, com uma potência de aquecimento de 1 megawatt e capacidade de armazenar até 100 megawatts-hora de energia térmica. Isso é suficiente para aquecer toda a região de Pornainen e, consequentemente, reduzir as emissões de carbono do município.
Segundo a startup, as emissões de dióxido de carbono devem ser reduzidas em 70% com o uso da tecnologia, já que eliminará a necessidade de petróleo e diminuirá aproximadamente 60% a queima de resíduos de madeira, como a serragem.
Em contraste com muitas opções de geração de energia prejudiciais ao meio ambiente, as baterias de areia representam uma alternativa promissora. Além de serem mais acessíveis, possuem um impacto ambiental menor e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas.
Embora ainda existam desafios, como a perda de energia na conversão térmica, o potencial econômico e ambiental das baterias é animador.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de março de 2024 20:46