Em comemoração ao mês da mulher, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) alertou para a importância de exames ginecológicos de rotina, mas com potencial para evitar doenças graves à saúde feminina.
Um deles é o Papanicolau, que pode prevenir o câncer de colo do útero e é oferecido de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais:
- Relação entre câncer e idade não é coincidência e tem a ver com lesões no DNA; entenda
- Assistência técnica: qual a diferença entre autorizada e especializada?
- Como remover fundo de imagens de graça pela web?
Exame pode prevenir câncer de útero
Veja como ele funciona:
- O Papaniclou analisa as células da região do colo do útero para identificar lesões ou alterações que podem indicar HPV, o principal causador da doença;
- Ele consiste em “raspagem” da superfície interna e externa do colo uterino;
- As células raspadas são colocadas em lâmina. Em laboratório, elas são coradas para permitir a identificação de alterações microscópicas.
Assim, é possível identificar precocemente o principal fator do câncer de útero e preveni-lo.
Segundo o Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP, quanto antes essas alterações nas células forem identificadas, menores são as chances de desenvolver câncer ou de necessitar um tratamento agressivo.
Como e quem pode fazer o Papanicolau
O Papanicolau é destinado a mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram algum tipo de relação sexual.
O exame é ofertado gratuitamente pelo SUS.
Além disso, há outros exames que ajudam na saúde ginecológica feminina e podem detectar HPV. Um deles é a reação em cadeia da polimerase (PCR), um tipo de exame de biologia molecular. O método foi incorporado no SUS no último dia 7 de março e também ajuda na identificação precoce do câncer de útero.