A partir de 30 de abril deste ano, será proibido instalar câmeras de segurança dentro de hospedagens cadastradas no Airbnb. O objetivo da medida é oferecer maior privacidade para os usuários da plataforma.

Leia mais

publicidade
câmera escondida
Só serão permitidas câmeras instaladas em ambientes externos e áreas comuns, como saguões e corredores de hotéis (Imagem: Yevhen Prozhyrko/Shuttertock)

Descumprimento pode levar ao banimento da plataforma

Atualmente, o Airbnb proíbe o uso de câmeras em quartos e banheiros, mas permite os equipamentos em áreas como corredores e salas de estar, desde que a informação esteja na página do anúncio antes da reserva.

Com a mudança, as câmeras serão proibidas em áreas internas de hospedagens do Airbnb em todo o mundo, independentemente de sua localização, finalidade ou divulgação prévia. As exceções são para câmeras em ambientes externos e áreas comuns, como saguões e corredores de hotéis.

publicidade

Em comunicado, a empresa afirmou que o prazo foi definido para dar tempo para os anfitriões ajustarem seus imóveis. Após 30 de abril, caso haja denúncia de violação da nova regra, os donos dos imóveis poderão ser banidos da plataforma. As informações são do The Verge.

Campanha de usuários do Airbnb levanta ajuda humanitária para Ucrânia
O objetivo da medida é oferecer maior privacidade para os usuários da plataforma (Imagem: Viewimage/Shutterstock)

Câmeras escondidas

  • A mudança nas normas foi anunciada após um casal descobrir, em janeiro deste ano, uma câmera embutida na tomada do quarto de um resort em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE).
  • O dispositivo estava virado para uma cama de casal.
  • Dois meses depois, um empregado da rede de cruzeiros Royal Caribbean foi preso sob a acusação de ter escondido câmeras nos banheiros das cabines do navio para espionar turistas.
  • Mesmo que seja usada para fins de segurança no local, a gravação de imagens sem autorização pode configurar crime.
  • O Código Penal prevê pena de 6 meses a um ano de detenção, além de multa, para quem gravar cenas íntimas sem o conhecimento de quem está nelas.