Você fica acordado até tarde da noite tentando avançar em um jogo eletrônico? Dedica inúmeras horas para vencê-lo? Coletando itens, maximizando as estatísticas e descobrindo todos os segredos que ele tem a oferecer? Logo depois, o jogo de videogame acaba.

No entanto, talvez o final não seja satisfatório ou você queira mais jogabilidade e conteúdo. O que você faz? O jogo acabou original, não sobrou nada de novo. E que tal você ampliar as opções conhecendo e usando os DLCs?

publicidade

Leia também:

O que é um DLC?

DLC é um conteúdo adicional lançado pelo desenvolvedor de um jogo e pode ser adquirido online, baixado para o PC ou console do jogador. Também chamado de conteúdo para download, tradução de Downloadable Content, é mais do que apenas um conteúdo extra de jogo.

publicidade

O DLC é uma ferramenta estratégica que transformou o modelo comercial da indústria de jogos eletrônicos, afetando a forma como são desenvolvidos, comercializados e jogados.

Para os desenvolvedores, o DLC fornece um método de geração contínua de receita a partir de um único título. Para os jogadores, a ferramenta acrescenta uma vida útil prolongada aos seus jogos favoritos, bem como a perspectiva emocionante de novos conteúdos para explorar.

publicidade

Este conteúdo extra pode incluir novas histórias, novas áreas secretas, missões, níveis e até finais alternativos que contribuem para a história geral e, às vezes, até melhores que os do jogo principal. Outros DLCs também oferecem nada além de mudanças com estéticas e beleza, como armas, conjuntos de armaduras, mapas, personagens, skins (roupas) ou até mesmo gestos de personagens.

All DLC Skins (Legendary Edition + Season Pass) – Marvel’s Midnight Suns Imagem: Divulgação

Os DLCs valem a pena?

Os DLCs ​​que oferecem uma quantidade significativa de conteúdo novo podem custar cerca de 20% a 40% do preço original do jogo base. Alguns DLCs podem valer a pena, pois adicionam conteúdo significativo e fornecem mais detalhes da história tornando seu mundo mais rico e envolvente.

publicidade

Outra opção, é o Season Pass, um “passe de temporada” que inclui todos os DLCs atuais e futuros de um determinado jogo e com desconto. Entre alguns títulos de serviço e jogos multijogador online estão o Fortnite, Super Smash Bros. Ultimate, Rocket League, Marvel’s Avengers, entre muitos outros.

Outros jogos oferecem DLC gratuitamente e você pode baixar na loja de jogos online do seu console. Portanto, considere o conteúdo e a qualidade do DLC, o preço e suas preferências pessoais antes de tomar uma decisão.

Segundo a consultoria Newzoo (2023), o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores que gastaram 2,7 bilhões de dólares em 2022. A perspectiva é que os jogadores brasileiros gastem perto de 3,5 bilhões de dólares até 2025.

Assassin’s Creed Valhalla e Odyssey receberam DLCs gratuitamente Imagem: Divulgação

O DLC existe desde o final dos anos 90

O conceito de conteúdo para download em jogos estreou no início da década de 1990 por meio do GameLine, um serviço de distribuição de jogos em rede desenvolvido pela Control Video Corporation (CVC) para o Atari 2600.

Pouco depois, o Sega Channel surgiu como sucessor do GameLine, permitindo aos jogadores baixarem, instalarem e jogarem (até versões mais pesadas e demos) de forma completamente digital.

Durante este período, os desenvolvedores de jogos perceberam a força dos fãs e começaram a oferecer aos jogadores conteúdo adicional, como novos níveis ou mapas. Em pouco tempo, os usuários mostraram à disposição de investir mais para acessar essas vantagens de DLC para seus jogos preferidos.

Dentro do cenário vibrante no mundo dos games, um dos primeiros jogos que disponibilizou DLCs foi o Total Annihilation, de 1997, para PC. O enorme sucesso contribuiu e tornou o DLC cada vez mais significativo nos últimos anos, mantendo a presença nos consoles da nova geração e trazendo uma diversidade de jogos.

Total Annihilation (1997) para PC Windows 95 Image: Divulgação

Exemplos de DCLs que exaltam as plataformas de jogos eletrônicos

É importante notar que esses exemplos não são necessariamente os DLCs de maior bilheteria de todos os tempos, mas, de lançamentos bem conhecidos e altamente conceituados.

  • Left Behind – The Last of Us;
  • Artorias of the Abyss – Dark Souls;
  • Minerva’s Den – Bioshock 2;
  • Iceborne – Monster Hunter World;
Diablo III – Reaper of Souls Imagem: Divulgação
  • The Shivering Isles – The Elder Scrolls IV: Oblivion;
  • The Old Hunters – Bloodborne;
  • The Elder Scrolls 4: Oblivion – Shivering Isles;
  • Red Dead Redemption: Undead Nightmare;
The Last of Us Left Behind Imagem: Divulgação
  • The Last of Us: Left Behind;
  • Grand Theft Auto 4: The Ballad of Gay Tony;
  • BioShock 2: Minerva’s Den;
  • Far Cry 3: Blood Dragon;
Fallout – New Vegas – Old World Blues Imagem: Divulgação
  • The Witcher 3: Blood and Wine8. Diablo III: Reaper of Souls;
  • Diablo III: Reaper of Souls;
  • Civilization V: Brave New World;
  • Baldur’s Gate 2: Throne of Bhaal;
Final Fantasy 14: Endwalker Imagem: Divulgação
  • World of Warcraft: Wrath of the Lich King;
  • Fallout: New Vegas – Old World Blues;
  • Final Fantasy 14: Endwalker;
  • Bloodborne: The Old Hunters.