O WhatsApp adicionou novo recurso que visa a segurança de seus usuários. Trata-se da proibição de capturas de tela de fotos do perfil de um usuário, mas por ora, apenas no Android.

Isso significa que, ao tentar tirar a captura de tela, o Android exibirá uma mensagem informando que isso não é possível por restrições do app (algo que já acontece em outros aplicativos, como os de streamings).

publicidade

Leia mais:

A função foi liberada na mais recente versão estável do WhatsApp, a 2.24.4.76, disponibilizada nesta quarta-feira (13) na App Store. O Olhar Digital realizou a atualização do mensageiro e comprovou que o recurso já está em funcionamento. Porém, as capturas de tela de conversas segue permitido.

publicidade

Mais segurança aos usuários do WhatsApp

  • Conforme o Android Police, a Meta, dona do WhatsApp, está prestes a anunciar a função de segurança de forma oficial, bem como seu funcionamento e limitações;
  • Espera-se que o recurso permita a redução de perfis clonados, com vistas a dar golpes em conhecidos e parentes do usuário;
  • Outro ponto importante com a adição do recurso é impedir que pessoas que não tenham seu número na agenda consigam uma foto sua (vale lembrar que você pode liberar sua foto de perfil apenas para seus contatos; saiba como fazer abaixo);
  • Até agora, o WhatsApp Web e a versão no iOS não receberam a atualização. Contudo, isso deve acontecer logo.

Esconder sua foto de perfil

Se você quer evitar que pessoas desconhecidas tenham acesso à sua foto de perfil, acesse Configurações > Privacidade > Foto do Perfil. Lá, escolha quem pode vê-la: todos os usuários, apenas seus contatos, ou ninguém.

Além disso, outros recursos de segurança são: esconder conversas, proteger conversas com senha, usar nome de usuário alternativo, enviar áudios, fotos e vídeos que só podem ser vistos uma vez.