Esquemas de fraude de reembolso promovidos no TikTok e Telegram estão custando bilhões de dólares à Amazon e a outros varejistas. Pouco antes da meia-noite de 4 de maio de 2023, a polícia foi chamada a um recém-aberto armazém em Chattanooga, Tennessee (EUA), para investigar um roubo relatado.

Eles foram recebidos por um funcionário da prevenção de perdas, que os encaminhou a funcionário do armazém chamado Noah Page, o suposto culpado, de acordo com relatório policial obtido pela CNBC.

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Fraude com reembolso

  • Quando confrontado pela polícia, de acordo com o relatório, Page admitiu que marcou o pedido de um cliente no sistema interno da Amazon como devolvido, embora os produtos nunca tenham sido realmente enviados de volta à empresa;
  • Page recebeu US$ 3,5mil (R$ 17,47 mil) por sua participação no esquema, disse o relatório;
  • Page não conhecia o cliente, mas optou por chamá-lo de “Ralph”, disse o relatório;
  • Descobriu-se que Ralph fazia parte de grupo chamado Rekk, ampla organização fraudulenta de reembolso que tinha como alvo grandes varejistas e recrutava funcionários da empresa, prometendo-lhes uma parte dos lucros, alegou a Amazon em uma ação judicial, segundo a CNBC.

A fraude de reembolso, que envolve enganar os varejistas para que reembolsem um cliente por uma compra sem que um item seja fisicamente devolvido, tornou-se tão difundida que grupos agora comercializam seus serviços no Reddit, TikTok e Telegram.

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Caso você pesquise por “método de reembolso” – ou “r3fund”, para contornar os moderadores de conteúdo – no TikTok e aparecerão vídeos de usuários exibindo pilhas de dinheiro, tênis e iPhones. Um vídeo tem a legenda: “eu depois de perceber que você pode obter um reembolso de qualquer Rick Owens se o ‘pacote nunca chegar’”, referindo-se à marca de moda minimalista. O clipe mostra uma mão jogando sapatos no chão sem parar.

Os grupos fraudulentos estão tirando partido das políticas de devolução brandas dos retalhistas, disseram especialistas à CNBC, que, muitas vezes, incluem devoluções gratuitas ilimitadas e por vezes até a preferência de que os clientes mantenham os artigos.

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Tornou-se enorme problema para os retalhistas, custando-lhes mais de US$ 101 bilhões (R$ 504,41 bilhões, na conversão atual) no ano passado, de acordo com inquérito realizado pela National Retail Federation e pela Appriss Retail.

O número inclui múltiplas formas de fraude, como a devolução de roupas depois de usadas, o que é conhecido como “guarda-roupa”, e a devolução de mercadorias furtadas em lojas, disse a pesquisa.

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Em dezembro, a Amazon abriu processo contra Page e outras 47 pessoas em todo o mundo com supostas ligações com a Rekk, acusando-as de conspirar para roubar milhões de dólares em produtos em uma operação fraudulenta de reembolso.

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Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

A Amazon descreveu esses serviços como “’empresas’ ilegítimas” que procuram “explorar o processo de reembolso para seu próprio ganho financeiro, em detrimento de consumidores e varejistas honestos, que devem arcar com o peso do aumento de custos, diminuição de estoque e interrupção de serviço que impacta o genuíno clientes.”

A Amazon também sofreu perdas de mais de US$ 700 mil (R$ 3,49 milhões) nas mãos de outra suposta quadrilha de fraude, na qual dez pessoas foram indiciadas no ano passado, de acordo com documentos de ação movida em 2023.

Um porta-voz da Amazon disse que a empresa está abordando o problema “de frente” por meio de equipes especializadas e ferramentas de aprendizado de máquina que detectam e previnem fraudes de reembolso. A Amazon afirma que seu trabalho com as autoridades policiais levou a prisões, ao desmantelamento de grupos criminosos organizados no varejo e a ações civis.

“Continuamos a fazer progressos na identificação e prevenção de fraudes antes que elas aconteçam, bem como no desmantelamento dos grupos que tentam danificar a integridade da nossa loja e das lojas dos retalhistas em todo o setor retalhista”, disse o porta-voz em comunicado.

Funciona assim: um comprador compra um produto on-line e envia as informações do pedido para um grupo como Rekk, que, então, se faz passar pelo cliente ao solicitar reembolso. A Amazon reembolsa o dinheiro ao cliente, que então paga ao grupo fraudulento geralmente entre 15% e 30% do valor do reembolso, geralmente via PayPal ou com bitcoin. Isso significa que o cliente acaba comprando o produto com grande desconto.

O grupo fraudulento, então, paga ao funcionário conspirador do varejista, normalmente certa quantia por um lote de pacotes que o funcionário verifica conforme devolvido.