Conforme noticiado pelo Olhar Digital, após duas explosões em testes anteriores, o Starship, maior foguete do mundo, foi lançado novamente. Mas, desta vez, embora a equipe da SpaceX tenha perdido contato com a nave pouco antes da reentrada na atmosfera, o voo foi um sucesso!

O foguete decolou nesta quinta-feira (14) da Starbase, local de lançamento da SpaceX, próximo à praia de Boca Chica, no sul do Texas, às 10h25 (horário de Brasília). De acordo com Elon Musk, fundador e CEO da empresa, o veículo atingiu a velocidade orbital.

Voo do Starship foi presente de aniversário para a SpaceX

E isso aconteceu exatamente no dia do 22º aniversário da SpaceX. Um belo e inesquecível presente, não?

Com impressionantes 120 metros de altura, o megafoguete Starship é composto por dois estágios, o propulsor Super Heavy e a espaçonave que dá nome ao complexo veicular. Juntos, eles formam o veículo espacial mais poderoso do mundo, totalmente reutilizável e capaz de transportar até 165 toneladas para a órbita da Terra.

publicidade

É importante destacar que a NASA escolheu o Starship como módulo de pouso lunar da missão Artemis 3, programada para levar astronautas à Lua em 2026. 

Nesta sexta-feira (15), o Programa Olhar Espacial vai repercutir esse importante marco na história da exploração espacial. Para falar sobre isso, o convidado desta noite é o especialista Edwar Montenegro.

O convidado desta sexta-feira (15) do Programa Olhar Espacial é o físico Edwar Montenegro. Crédito: Arquivo pessoal

De nacionalidade peruana-brasileira, Montenegro é físico, empreendedor, escritor, palestrante, divulgador científico e um conceituado professor no estado do Piauí e na Great International School. Atualmente, dá aulas de Satélites Artificiais no Programa Cidade Olímpica Educacional. Ele também é CEO na Graviton Scientific Society, fundador da Sideral Labs e CTO na Missão Estratosférica Esperança.

Graduado em Física pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), atualmente ele é aluno de doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais também na UFPI.  

Autor de dois livros, é apaixonado por exploração espacial, astronomia e nanotecnologia. Ele diz que sua missão é tornar o conhecimento científico acessível e inspirar uma nova geração de cientistas.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).