Em fevereiro de 2024, a nave espacial desenvolvida pela empresa Intuitive Machines pousou em superfície lunar. Dessa forma, a companhia fez história, por ser a primeira corporação privada a alcançar tal façanha, além de ser a primeira missão americana em mais de 50 anos a pousar na lua.

Contudo, a Intuitive Machines não só impressionou o mundo com o seu pioneirismo, mas também pelo fato de transportar na sonda denominada Nova-C, algo um tanto curioso. Quer saber o quê? Continue lendo este artigo!

publicidade

Leia mais

Sonda Nova-C: armazenando conhecimento fora do planeta Terra

Desbravando grandes realizações de importância mundial, as sondas tem um papel essencial ao futuro do planeta Terra. Nos anos 70, por exemplo, as sondas Voyager 1 e 2 levavam ao espaço os famosos discos de ouro, que contém informações sobre à humanidade caso existam vidas existentes no espaço, como seres alienígenas e extraterrestres que desconheçam o nosso mundo.

publicidade

Porém, no caso da Nova-C o propósito foi em relação a uma outra preocupação, armazenar dados do planeta terra fora dele, caso um dia ele seja destruído ou toda a capacidade de armazenamento seja prejudicada de alguma forma.

Deste modo, a Nova-C levou consigo pequenas “plaquinhas de ouro”, chamadas de NanoFiche, que pasmem, foram capazes de comportar, através de uma espécie de entalhamento, uma cópia completa da Wikipedia em inglês. São 30 milhões de páginas, com 70 mil livros, além de 10 mil gravações de voz. Para coletar esses dados, a Intuitive Machines contou com a ajuda do Projeto Gutemberg e o Earthling Project do SETI Institute.

publicidade

Portanto, quando a sonda Nova-C chegou em solo lunar, a comemoração da companhia não poderia ser diferente, afinal, o que pode parecer apenas pequenos dispositivos para o homem, carrega também um grande feito para a humanidade.

Wikipédia
(Imagem: dennizn/ Shutterstock)

A Arch Mission Foundation, organizadora da biblioteca espacial, falou sobre a missão, cujo projeto foi intitulado de Lunar Library. “A ideia é facilitar ao máximo a eventual recuperação dos dados […] “Pela primeira vez na história, podemos garantir que as conquistas, a história, a literatura, linguagens, ciências, artes, música, filme, filosofias e religiões irão persistir, não importa o que acontecerá na Terra”, declarou.

publicidade

Vale lembrar que a mesma fundação já havia tentado enviar esse backup no ano de 2019, com a missão israelense Beresheet, mas infelizmente o projeto não teve sucesso. Na época, a sonda se espatifou ao tentar pousar no solo lunar.

A Sonda Nova-C também levou outros objetos interessantes de importância para humanidade à lua, além da biblioteca lunar. A empresa relatou que estão também na sonda, objetos como câmeras, refletores e instrumentos científicos da Nasa e itens fornecidos por algumas empresas.

Contudo, as expectativas da Intuitive Machines não param por aí, a empresa tem contrato com a Nasa para uma nova missão juntamente com outras organizações selecionadas.  A Nasa pretende fazer missões à lua enviando astronautas a partir de 2026, afim de estudar mais essa região e contará com a empresa americana que levou a sonda Nova-C até lá.