Até quando vai durar a onda de calor?

Calor extremo causou um novo alerta vermelho do Inmet, que alerta para o risco à saúde com as altas temperaturas 
Por Lucas Soares, editado por Bruno Capozzi 18/03/2024 11h00, atualizada em 18/03/2024 11h37
calor
Imagem: Ed Connor / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os últimos dias têm sido marcados por temperaturas recordes em várias partes do Brasil, mas até quando essa onda de calor vai durar? Para quem está cansado do calorzão, a chegada do outono a partir da próxima quinta-feira (21) pode dar uma boa aliviada nisso. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta vermelho de calor extremo que começou no último sábado (16) e dura até o fim do dia desta segunda. Entram no aviso todo o norte do estado do Paraná, e quase a totalidade dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Lembrando que um aviso do tipo já havia sido dado no dia 14.

Áreas afetadas por calor intenso de 16/03 a 18/03 / Reprodução/Inmet

O Rio de Janeiro (RJ) registrou sensação térmica de 62,3ºC na estação de Guaratiba, na zona Oeste, no domingo (17), segundo o Sistema Alerta Rio. Esta foi a maior já registrada pelo órgão, mas o recorde anterior não estava tão longe. No sábado (16), o sistema tinha registrado sensação térmica de 60,1ºC no mesmo local.

Mas até quando esse calor deve durar?

O fim do calor extremo deve ser por volta do dia 21, quando o avanço de uma frente fria quebrará o padrão de calor, diminuindo as temperaturas no Sul e no Sudeste.

A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve reforçar as áreas de chuva e uma massa de ar frio, atrás desta frente, deve provocar o declínio nas temperaturas, especialmente ao longo da quinta-feira (21).

Inmet
Imagem: shutterstock/Marc Bruxelle

Depois dos recordes de temperatura muita chuva

Segundo a previsão, com o início do outono, o norte do Pará, algumas áreas do Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão muita umidade durante essa semana, favorecendo as chuvas fortes. 

Na região Norte, também há possibilidade de temporais, principalmente no centro-sul da região. Nos demais estados, a chuva deve ser mais isolada. 

Por fim, o Sul deve ter o tempo mais instável. A região terá muitas chuvas nos próximos dias, principalmente no Rio Grande do Sul — o Inmet divulgou na sexta-feira (15) um alerta vermelho para a região dado ao alto volume de chuva previsto. 

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.