Embora o outono esteja finalmente chegando, os últimos dias de verão ainda devem mostrar força, conforme previsão do Climatempo. Segundo o portal, a onda de calor que elevou as temperaturas na última semana vai se estender até quarta-feira (20), quando já começa a nova estação. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Segundo Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, ao G1, em algumas regiões, como no interior, os primeiros dias de outono ainda serão quentes, embora mais ameno; 
  • São Paulo e Rio de Janeiro também devem sentir dias ainda quentes; 
  • Por volta do dia 21, o avanço de uma frente fria quebrará o padrão de calor, diminuindo as temperaturas no Sul e no Sudeste; 
  • O friozinho deve começar pela faixa litorânea, com risco de temporais. Há também previsão de temporais em boa parte dos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul. 

Leia mais! 

Não vai ser um frio intenso, pelo menos na região Sudeste, mas vai dar um bom alívio. 

Vinícius Lucyrio, climatologista da Climatempo, ao G1.

O último dia do verão deve ser o pico de calor em Minas Gerais, em áreas do Rio de Janeiro, sul da Bahia e Espírito Santo. Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na quarta-feira (14), um alerta vermelho para parte do país, isso após já ter informado sobre temperaturas perigosas ao longo desta semana. Veja aqui

publicidade
  • São Paulo, por exemplo, registrou na quinta (14) e sexta (15) a maior temperatura máxima já registrada para um mês de março desde 1943: chegamos a 34,3 °C.

Com início do outono, o norte do Pará, algumas áreas do Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão muita umidade até a próxima semana, favorecendo as chuvas fortes. 

Na região Norte, também há possibilidade de temporais, principalmente no centro-sul da região. Nos demais estados, a chuva deve ser mais isolada. 

publicidade

Por fim, o Sul deve ter o tempo mais instável. A região terá muitas chuvas nos próximos dias, principalmente no Rio Grande do Sul — o Inmet divulgou na sexta-feira (15) um alerta vermelho para a região dado ao alto volume de chuva previsto.