Se você não fez ou participou de uma live no Instagram, ao menos já deve ter assistido ou pensado em fazer uma na rede social. Se a resposta foi sim para alguma das hipóteses, continue lendo para entender como funciona e qual a melhor forma de realizar esse tipo de interação.

Uma live no Instagram é uma transmissão ao vivo que permite a comunicação em tempo real entre o criador (ou “anfitrião”) e o público. É um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo. Foi anunciada em novembro de 2016 e implementada após o Twitter e o Facebook

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As lives são uma oportunidade diferenciada de apresentar um conteúdo mais aprofundado, além de ser uma conversa com o público. Os espectadores podem usar diferentes formas de interação. Eles conseguem curtir, deixar comentários, fazer perguntas, usar emojis e enviar reações durante a transmissão. 

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Duração da live

O tempo máximo de duração de uma live no Instagram é de quatro horas. No entanto, o tempo ideal para a sua estratégia é definido por si. É importante que as lives não sejam muito curtas, pois normalmente demora um tempo até que o público apareça e sintonize a transmissão. 

Em geral, um bom tempo para uma live varia entre 30 e 60 minutos. É importante prestar atenção ao que o seu público gosta, como está o engajamento e interação. Cuidado para a live não ficar maçante. Uma dica é organizar a live por temas, divididos em blocos e controlar o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo total permitido ou estabelecido pelo criador da live.

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Quantidade de participantes

O Instagram permite que até quatro pessoas participem de uma live. O criador da live pode convidar até três pessoas, incluindo diferentes perfis ou espectadores da transmissão. Os espectadores também podem solicitar participar da live, mas o criador pode aceitar ou recusar o pedido. 

A transmissão ocorre para todos os seguidores do criador da live. Os seguidores de todos os participantes também são notificados. 

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Você pode escolher qual usuário você quer chamar para fazer a live com você. Essa pessoa precisa aceitar o seu convite. Caso ela aceite, a tela será dividida em duas: uma para você e outra para o convidado; A qualquer momento, você poderá encerrar a participação do seu convidado.

Já os seguidores dos participantes podem assistir e enviar mensagens também. Para convidar pessoas para uma live, basta tocar no ícone que representa dois rostos e apertar o botão “Adicionar”. Todos os usuários selecionados receberão um convite para participar da live. 

O perfil que iniciou a live também pode aceitar até três solicitações de seguidores que queiram participar da transmissão. Os seguidores dos participantes, por sua vez, podem seguir os perfis de cada um dos participantes. 

Requisitos recomendados para fazer uma live

Não há um limite mínimo de seguidores para fazer live no Instagram. A única limitação é, como dissemos, a quantidade de participantes como convidados ou de pessoas que podem interagir  em tempo real e compartilhar a tela.

Você só precisa de:

  • Uma ligação de internet estável
  • Acessar a plataforma através de um smartphone, tablet ou computador
  • Uma taxa de proporção de 9 x 16 (recomendada, mas não obrigatória)
  • 720p a 30 qps (recomendado, mas o Live Producer também oferece suporte para 60 qps)
  • Resolução: 720 x 1.280
  • Faixa da taxa de bits do vídeo: 2.250 a 6.000 Kbps

Como fazer live no Instagram

Tempo necessário: 7 minutos

Aprenda como fazer live no Instagram e como encerrá-la

  1. Abra o Instagram e clique em +

    Você deve abrir o app do Instagram no seu celular, e em seguida, tocar no ícone “+”, no centro da parte inferior da tela, para iniciar uma nova publicação.
    Print de tela de celular para tutorial de como fazer live no Instagram

  2. Escolha “Ao Vivo”

    Ao clicar em “+”, no menu localizado na parte inferior d tela, aparecerão as opções de categorias de publicações (imagem à esq), deslize as categorias para a esquerda, até chegar em “Ao Vivo”.Print de telas para tutorial do Instagram

  3. Acerte todos os detalhes antes de começar

    Agora que clicou na opção “Ao Vivo”, na tela da live você verá recursos que podem ser usados. Na lateral esquerda da tela (imagem à esquerda), estão os ícones com as opções, o primeiro ícone é se quiser adicionar um título para a live, o segundo ícone terá a opção “Público” ou você pode selecionar os espectadores (Todos, Seguidores que você também Segue, Amigos Próximos e Prática (para fazer um teste antes de iniciar) e o terceiro ícone (de um calendário), se quiser agendar a live. Na parte inferior, você encontra os efeitos do Instagram (imagem à direita) para aplicar na sua imagem durante a live. Escolha entre as opções de filtro, se quiser, e toque no botão central para começar a transmissão da sua live no Instagram.
    Print de telas de celular para tutorial de como fazer live no Instagram

  4. Para encerra a live

    Para encerrar a live no Instagram, é só tocar no “X” no canto superior direito da tela. Depois, toque em “Encerrar vídeo” para concluir a transmissão ao vivo.
    Atenção: somente o anfitrião e os moderadores podem encerrar uma live no Instagram. Os convidados não têm controle sobre a transmissão. 
    Print de telas de celular em tutorial para fazer live no Instagram

 5 ferramentas para usar na live do Instagram

  • StreamYard: uma das ferramentas preferidas para lives e webinars. Proporciona facilidade da operação, permitindo colocar e tirar pessoas com diferentes templates, alterna falas e troca convidados
  • BeLive: Possui recursos e interface bem parecida com a StreamYard, mas não permite a transmissão via RTMP, cabe até 4 pessoas na tela
  • Zoom: ferramenta que ganhou popularidade durante a pandemia, possui duas funções: reuniões e webinars
  • Microsoft Teams: tem funcionalidades semelhantes às do Zoom
  • OBS Studio: ferramenta preferida pelos profissionais de streaming, tem todas as funcionalidades para uma live profissional com múltiplas câmeras e cortes.

Para ter sucesso em suas lives, cuide da qualidade da transmissão, da imagem, iluminação, áudio e escolha temas interessantes. Organize com antecedência, pense nos detalhes, seja criativo e intuitivo. Analise posteriormente os resultados, acessando os números de visualizações, da audiência e vá ajustando os pontos a melhorar.