A Turquia impôs nesta segunda-feira (18) uma medida provisória contra a Meta proibindo o compartilhamento de dados entre as plataformas Instagram e Threads, enquanto a autoridade de concorrência do país investiga um possível abuso da posição dominante da empresa no mercado. De acordo com a Reuters, o regulador antitruste iniciou uma investigação contra a big tech em dezembro do ano passado.
O que você precisa saber:
- Para o regulador da Turquia, o compartilhamento de dados entre as duas aplicações pode “violar o direito da concorrência e causar danos irreparáveis” no mercado;
- A autoridade afirmou que a medida provisória permanecerá em vigor até que seja tomada uma decisão final;
- A Meta ainda não comentou sobre o caso.
Leia mais!
- Meta terá equipe dedicada às eleições da UE
- O que é WhatsApp Business Premium e como contratar serviço?
- Metaverso fracassou? Entenda o que aconteceu com o mundo virtual
Vale lembrar que esse não é o único escrutínio que a Meta enfrenta na Turquia. Separadamente, a empresa também foi multada em 4,8 milhões de liras (US$ 148 mil) como parte de outra investigação sobre uma mensagem de notificação que a empresa envia aos usuários sobre o compartilhamento de dados.
Segundo a autoridade turca, a mensagem, que avisa sobre o compartilhamento de dados entre Facebook, Instagram e WhatsApp, não fornecia informações suficientes e não era transparente o bastante para com o tratamento dos dados.
Uma data para a tomada de decisão sobre a nova investigação envolvendo Instagram e Threads não foi divulgada.
Meta vence recurso no Brasil
Enquanto isso, no Brasil, a Meta venceu na sexta-feira (15) um recurso do TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) que a proibia de usar seu nome no país devido a uma confusão com empresa brasileira de mesmo nome. A decisão, publicada no final de fevereiro, dava 30 dias para a gigante das redes sociais deixar de usar sua marca por aqui. Entenda o caso aqui!