Pesquisadores criaram um tipo de concreto que derrete gelo sozinho. Para isso, eles incorporaram parafina ao material. Essa mistura derrete neve e gelo sem precisar de sal ou pás, o que reduz a necessidade de arar e preservar a integridade das estradas.

Para quem tem pressa:

  • Pesquisadores desenvolveram um concreto capaz de se esquentar em regiões geladas, incorporando parafina para derreter neve e gelo. A mistura reduz a necessidade de uso de sal e equipamentos de limpeza, o que pode preservar a infraestrutura rodoviária;
  • O concreto autoaquecido é particularmente relevante nos Estados Unidos, por exemplo, onde a maioria das estradas está sujeita a ficar coberta por neve. Assim, a mistura mitiga riscos de acidentes e custos de manutenção;
  • A Universidade Drexel (EUA) realizou testes que comprovaram a eficácia do concreto em manter as superfícies acima do ponto de congelamento, utilizando parafina que libera calor ao se solidificar;
  • Embora o concreto com parafina tenha demonstrado capacidade de manter as superfícies livres de neve fina por até dez horas, são necessários estudos adicionais para aprimorar sua eficácia em acumulações mais pesadas e garantir sua durabilidade.

É uma invenção útil para os Estados Unidos, por exemplo. Isso porque mais de 70% das estradas ficam em áreas que, eventualmente, acabam cobertas de neve. E o acúmulo de neve e gelo aumenta o risco de acidentes e custos de manutenção. Além disso, o sal, comumente usado para controle de gelo, pode deteriorar o asfalto e o concreto, o que aumenta os danos à infraestrutura.

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Desenvolvimento do concreto autoaquecido

Teste de concreto que derrete gelo
(Imagem: Universidade Drexel)

O estudo – realizado pela Universidade Drexel (EUA) e publicado no Journal of Materials in Civil Engineering – apresentou o concreto autoaquecido (como é tecnicamente descrito) como uma alternativa para manter as superfícies rodoviárias acima do ponto de congelamento e reduzir a deterioração causada pelo ciclo de congelamento e descongelamento.

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A pesquisa utilizou parafina por esta ser um material de mudança de fase – isto é, que absorve ou libera calor ao mudar de líquido para sólido, por exemplo). No caso da parafina, ela libera calor ao se solidificar em temperaturas baixas. Na mistura, é ela que fornece calor ao concreto que derrete gelo.

Pessoa tirando neve com pá
(Imagem: Anna_Kuzmina/Shutterstock)

Foram testados dois métodos para incorporar parafina ao concreto autoaquecido: absorção em agregado leve poroso e mistura de microcápsulas de parafina diretamente no concreto. Ambos exibiram capacidade de aquecimento efetiva em condições reais.

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Em testes ao ar livre, o concreto com parafina manteve temperaturas superficiais acima do ponto de congelamento por até dez horas. Assim, a mistura demonstrou eficácia em derreter neve e manter as vias desobstruídas.

Apesar da eficácia em derreter neve fina, o concreto autoaquecido mostrou limitações com acumulações mais pesadas de neve. Isso indica a necessidade de estudos adicionais para otimizar sua capacidade de derretimento e avaliar sua durabilidade a longo prazo.