(Imagem: Scherbinator/Shutterstock)
Pesquisadores criaram um tipo de concreto que derrete gelo sozinho. Para isso, eles incorporaram parafina ao material. Essa mistura derrete neve e gelo sem precisar de sal ou pás, o que reduz a necessidade de arar e preservar a integridade das estradas.
É uma invenção útil para os Estados Unidos, por exemplo. Isso porque mais de 70% das estradas ficam em áreas que, eventualmente, acabam cobertas de neve. E o acúmulo de neve e gelo aumenta o risco de acidentes e custos de manutenção. Além disso, o sal, comumente usado para controle de gelo, pode deteriorar o asfalto e o concreto, o que aumenta os danos à infraestrutura.
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O estudo – realizado pela Universidade Drexel (EUA) e publicado no Journal of Materials in Civil Engineering – apresentou o concreto autoaquecido (como é tecnicamente descrito) como uma alternativa para manter as superfícies rodoviárias acima do ponto de congelamento e reduzir a deterioração causada pelo ciclo de congelamento e descongelamento.
A pesquisa utilizou parafina por esta ser um material de mudança de fase – isto é, que absorve ou libera calor ao mudar de líquido para sólido, por exemplo). No caso da parafina, ela libera calor ao se solidificar em temperaturas baixas. Na mistura, é ela que fornece calor ao concreto que derrete gelo.
Foram testados dois métodos para incorporar parafina ao concreto autoaquecido: absorção em agregado leve poroso e mistura de microcápsulas de parafina diretamente no concreto. Ambos exibiram capacidade de aquecimento efetiva em condições reais.
Em testes ao ar livre, o concreto com parafina manteve temperaturas superficiais acima do ponto de congelamento por até dez horas. Assim, a mistura demonstrou eficácia em derreter neve e manter as vias desobstruídas.
Apesar da eficácia em derreter neve fina, o concreto autoaquecido mostrou limitações com acumulações mais pesadas de neve. Isso indica a necessidade de estudos adicionais para otimizar sua capacidade de derretimento e avaliar sua durabilidade a longo prazo.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de março de 2024 10:54