Fim do TikTok nos EUA? Crescimento da plataforma está estagnado

Reportagem do The Wall Street Journal aponta que o aplicativo não consegue superar as metas de crescimento e deixou de ser lucrativo
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 19/03/2024 01h20
TikTok. Folo: Solen Feyissa/Unsplash
TikTok. Folo: Solen Feyissa/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pela primeira vez desde sua criação, o crescimento do número de usuários do TikTok está estagnado nos Estados Unidos. Conforme divulgado em uma reportagem do The Wall Street Journal, apesar de atingir as metas de crescimento na venda de anúncios, a empresa não está conseguindo ultrapassá-las.

Entenda:

  • Pela primeira vez, o número de novos usuários do TikTok nos Estados Unidos deixou de crescer;
  • A empresa segue atingindo as metas de crescimento na venda de anúncios, mas não consegue ultrapassá-las, conforme reportado pelo The Wall Street Journal;
  • A plataforma está enfrentando um projeto de lei que pode bani-lo dos EUA, além de, recentemente, ter cancelado um acordo com a Universal Music Group;
  • A reportagem também apontou uma queda na média de usuários do app com idades entre 18 e 24 anos de 2022 a 2023 – o que pode diminuir o interesse dos anunciantes norte-americanos atraídos pelo público mais jovem.
TikTok
(Imagem: Ascannio / Shutterstock)

Atualmente, a plataforma está enfrentando um projeto de lei que pode banir o aplicativo dos EUA, além de ter encerrado um grande acordo com a Universal Music Group – que resultou na remoção de músicas da plataforma. Além disso, o Instagram Reels, principal concorrente do TikTok, vem ganhando força.

Crescimento do TikTok está perdendo a força?

Celular com ícones do TikTok, Reels do Instagram e Shorts do YouTube na tela
(Imagem: Poetra.RH / Shutterstock)

Dados da Data.ai citados pela reportagem apontam que a média de usuários mensais dos EUA com idades entre 18 e 24 anos caiu cerca de 9% de 2022 a 2023. Com a queda, o interesse dos anunciantes norte-americanos pela plataforma também acaba enfraquecido, já que a maior parte deles é atraída pelo público jovem.

“O TikTok é e continua a ser a principal plataforma para milhões de usuários, criadores e anunciantes”, disse um porta-voz da empresa ao The Wall Street Journal. Nenhuma informação financeira foi divulgada pelo TikTok e pela controladora ByteDance, mas especialistas afirmam que o app deixou de ser lucrativo.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.