Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, informou que, em 2024, vai lançar “novo modelo de linguagem incrível”. O executivo deu a informação durante entrevista ao Lex Fridman Podcast.

Modelo de linguagem “incrível” da OpenAI

  • Fridman começou questionando Altman sobre o GPT-5, futura LLM (modelo linguagem grande, em tradução livre) do ChatGPT, mas desconversou;
  • Depois, afirmou que não sabia quando o anúncio seria realizado e prometeu nova tecnologia “nos próximos meses”;
  • Altman indicou que não há nome definido, mas deve ser mesmo GPT-5 por ser avanço em relação ao GPT-4 Turbo;
  • Altman pontuou ainda que a OpenAI “tem muitas outras coisas importantes para lançar antes” da nova tecnologia;
  • Imagina-se que esse lançamento possa ser o Sora, inteligência artificial (IA) generativa de vídeos.

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Segundo o QZ, o CEO da OpenAI também afirmou que os atuais modelos de linguagem da empresa “são uma droga”, principalmente sob uma perspectiva futura e ao ser comparado com o que já está sendo desenvolvido.

Acho que, nesse ponto em que estamos agora, com curva exponencial, vamos olhar para trás relativamente cedo para o GPT-4, assim como olhamos hoje para o GPT-3.

Sam Altman, CEO da OpenAI, em entrevista ao Lex Fridman Podcast

Confira, abaixo, a entrevista completa de Sam Altman:

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ChatGPT: OpenAI fecha parceria com mais veículos de notícias

A OpenAI anunciou duas novas significativas parcerias: um acordo com o jornal francês Le Monde e o conglomerado de mídia espanhol Prisa Media. Com a novidade, usuários do ChatGPT terão acesso a todo conteúdo dos portais, que também servirá para treinar a inteligência artificial (IA) generativa do chatbot.

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  • Vale lembrar que essa não é a primeira parceria da OpenAI com veículos de notícias; 
  • A startup, apoiada pela Microsoft, também fechou acordos no ano passado com a Axel Springer e a Associated Press para explorar o uso de IA generativa em notícias; 
  • A onda de contratos chega enquanto a companhia enfrenta uma briga judicial contra o The New York Times, que processou ambas as empresas por usarem seu conteúdo para treinamento sem permissão; 
  • As publicações noticiosas enfrentam questões como a violação de direitos autorais e a compensação justa quando o seu conteúdo é utilizado para treinar grandes modelos linguísticos. 

Leia a reportagem completa aqui