Em meio a disputa tecnológica contra a China, conhecida como a “guerra dos chips“, o governo dos Estados Unidos agora está mirando em todas as empresas que fornecem peças, máquinas e até mesmo materiais essenciais para a produção de chips semicondutores pela Huawei. Não está descartada a aplicação de novas sanções para quebrar essa cadeira de fornecimento.

Leia mais

publicidade

O Departamento de Comércio dos EUA já teria sido acionado pelo governo de Joe Biden e está monitorando o papel que cada empresa tem na produção de chips da gigante chinesa. A lista preliminar de companhias que podem ser sancionadas inclui a Qingdao Si’En, SwaySure e Shenzhen Pensun Technology Co.

Outra empresa que pode sofrer sanções é a ChangXin Memory Technologies Inc. Ela fornece soluções de memória para a Huawei. Um dos objetivos da Casa Branca é impedir (ou pelo menos frear) o lançamento de novos chips da Huawei com tecnologia de 5 nanômetros.

publicidade

Até o momento, o Departamento de Comércio e a empresa chinesa não se pronunciaram oficialmente sobre a questão. As informações são da Bloomberg.

startups guerra dos chips
EUA e China travam batalha pela hegemonia tecnológica mundial (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Guerra dos chips

Além de fomentar a produção nacional de chips e o desenvolvimento da inteligência artificial, o governo dos Estados Unidos tenta impedir o acesso da China aos produtos.

publicidade

Pequim foi impedida não apenas de importar os chips mais avançados, mas também de adquirir os insumos para desenvolver seus próprios semicondutores e supercomputadores avançados, e até mesmo dos componentes, tecnologia e software de origem americana que poderiam ser usados para produzir equipamentos de fabricação de semicondutores para, eventualmente, construir suas próprias fábricas para fabricar seus próprios chips.

Além disso, cidadãos norte-americanos não podem mais se envolver em qualquer atividade que apoie a produção de semicondutores avançados na China, seja mantendo ou reparando equipamentos em uma fábrica chinesa, oferecendo consultoria ou mesmo autorizando entregas a um fabricante chinês de semicondutores.

Chips da Intel e AMD
EUA tentam impedir o acesso da China aos produtos necessários para o desenvolvimento de chips semicondutores (Imagem: Juan D./Pixabay)

Importância dos chips semicondutores

  • Nos últimos anos, os chips semicondutores se tornaram uma força vital da economia moderna e o cérebro de todos os dispositivos e sistemas eletrônicos, de iPhones até torradeiras, data centers a cartões de crédito.
  • Um carro novo, por exemplo, pode ter mais de mil chips, cada um gerenciando uma operação do veículo.
  • Os semicondutores também são a força motriz por trás das inovações que prometem revolucionar a vida no próximo século, como a computação quântica e a inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI.