No Brasil inteiro, um dos grandes problemas enfrentados pela população são os buracos. Há cidades nas quais o serviço de manutenção de buracos só funciona nos anos eleitorais, mas há exemplos onde isso funciona o tempo todo.

Mapear as imperfeições nas vias, especialmente em grandes cidades, nem sempre é algo fácil. Apesar do auxílio da população, que denuncia à prefeitura local onde estão os problemas, nem sempre eles são documentados com exatidão.

publicidade

Leia mais:

Por conta disso, as novas tecnologias estão tentando ajudar nesse serviço. Mais especificamente, a inteligência artificial (IA), que está cada vez mais em voga.

publicidade

Uma dessas iniciativas que está trabalhando com a tecnologia para melhorar a vida nas cidades brasileiras é o ICI (Instituto Cidades Inteligentes), organização sem fins lucrativos que se apresentou na Smart City Expo Curitiba 2024, em Curitiba (PR).

A organização vem trabalhando em conjunto com prefeituras para que a IA seja levada às políticas públicas brasileiras. No caso específico de Curitiba (PR), por exemplo, os famosos buracos são os “contemplados” pela tecnologia.

publicidade

IA ajudando a resolver problemas públicos

  • O ICI utiliza sistema chamado Geo Vias, pelo qual mais de 90% das vias da capital paranaense foram mapeadas até o momento;
  • O objetivo desse mapeamento é o de criar grande banco de dados com informações sobre as situações das ruas da cidade e suas respectivas situações de manutenção;
  • Para coletar os dados, é tudo in loco. O Instituto usa câmeras instaladas em veículos (no estilo Google Street View) para o mapeamento de placas e pinturas, além de sensores instalados nas suspensões desses carros, objetivando conhecer a qualidade do pavimento;
  • Outro sistema alinhado para triangular os problemas é a geolocalização, que determina onde estão os problemas urbanos relacionados à qualidade da pavimentação;
  • Contudo, vale ressaltar que o sistema não aciona a prefeitura a cada detecção realizada;
  • O Instituto usa de painéis para o cruzamento de dados de todas as vias municipais para a criação de mapas de chamados mais inteligentes, priorizando solicitações em ruas mais movimentadas e com mais problemas.

O sistema desenvolvido pelo ICI, portanto, pode agilizar a manutenção das vias, já que as prefeituras não precisam aguardar o chamamento por parte dos cidadãos (que geralmente o fazem em casos mais críticos), tampouco levar sua equipe para cada rua da cidade para averiguar sua situação.

Além disso, o ICI indicou que os sistemas são personalizáveis, podendo ser, inclusive, utilizados na iluminação pública, coleta de lixo, e outras políticas públicas e mazelas que atingem a sociedade.

publicidade

A solução permite gerenciar as atividades de manutenção dos espaços e serviços públicos, oferecendo melhor planejamento, moderna administração, controle, economia de tempo e de recursos financeiros para serviços de pavimentação, paisagismo, limpeza pública, edificações, drenagem, entre outros.

ICI, em seu site

Smart City Expo Curitiba 2024

A Smart City Expo Curitiba 2024 está sendo realizado no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), e começou nesta quarta-feira (20). O evento será realizado até esta sexta-feira (22).

Segundo o site oficial do evento, estima-se mais de 16 mil visitantes, 180 palestrantes e moderadores, 70 patrocinadores e expositores e mais de 45 nacionalidades envolvidas.

A organização da quinta edição do evento é de responsabilidade da iCities, SmartCity e da Fira Barcelona International. O tema da edição deste ano é “Reinventando cidades para todos”.

“O objetivo do evento é reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas”, informa a organização de evento no site oficial.