O governo dos Estados Unidos emitiu, na terça-feira (19), um alerta aos governadores estaduais indicando que hackers estrangeiros estão realizando ataques cibernéticos contra sistemas de água e esgoto em todo o país. Conforme relatado pela Reuters, o Conselho de Segurança Nacional e a Agência de Proteção Ambiental apontaram os chineses e iranianos como responsáveis pela perturbação. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O governo citou um caso recente, no qual um ataque cibernético desativou um controlador em uma instalação de água na Pensilvânia; 
  • Eles também denunciaram um grupo de hackers chinês apelidado de “Volt Typhoon”, que, segundo eles, “comprometeu a tecnologia da informação de vários sistemas de infraestrutura crítica, incluindo água potável, nos Estados Unidos e seus territórios”; 
  • Nenhum dano ao sistema de água foi relatado, contudo, o Centro de Análise e Compartilhamento de Informações sobre Água apontou que “este pode não ser um incidente isolado”; 
  • A Embaixada da China em Washington e o grupo do Irã nas Nações Unidas não se pronunciaram, embora ambos os países já tenham negado o tipo de ataque hacker no passado. 

Leia mais! 

Estes ataques têm o potencial de perturbar a vitalidade da água potável limpa e segura, bem como de impor custos significativos às comunidades afetadas. 

Carta assinada pelo Conselho de Segurança Nacional e Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

De acordo com a Reuters, a segurança digital das estações de água e esgoto tem sido uma preocupação para os profissionais de segurança cibernética. Isso porque as instalações fornecem um serviço crítico e muitas vezes podem ser facilmente invadidas.  

publicidade

No ano passado, quando a instalação da Pensilvânia foi afetada, o caso chamou atenção devido ao controlador exibir uma mensagem dizendo: “Você foi hackeado”. 

As autoridades dos EUA pedem que os governadores “avaliem de forma abrangente suas práticas atuais de segurança cibernética” no que diz respeito aos sistemas de água e esgoto, e se preparem para possíveis incidentes cibernéticos.