Diversos estudos já mostraram que muitos elementos estão interligados no universo, e que podem ser influenciados entre si, como a relação de estrelas visitantes com a órbita da Terra.

Porém, você sabia que pesquisas sobre a superfície de Marte pode revelar informações valiosas a respeito do passado do nosso planeta? Uma nova análise feita sobre os seus vulcões, formados em tempos antigos, podem informar as condições da Terra antes da formação das placas tectônicas.

Conheça abaixo um estudo publicado na revista científica Nature Astronomy, que explica melhor como funciona a ligação entre as formações vulcânicas em Marte, e o passado do nosso planeta.

Como o passado da Terra e os vulcões de Marte estão ligados?

Visão de cima do Monte Olimpo em Marte
Vulcões marcianos são enormes por conta da formação do planeta vermelho (Imagem: Copy Negative/Nara & Dvids Public Domain Archive)

Na Universidade de Hong Kong, foi feito um estudo liderado pelo professor Dr. Joseph Michalski, revelando que as características da superfície do planeta vermelho mostram que os vulcões que lá estão, tendem a apontar as características que existiram na Terra antes mesmo da formação das placas tectônicas, há aproximadamente 3 bilhões de anos.

Na Terra, as placas tectônicas flutuam sobre seu manto viscoso, enquanto em Marte as coisas são bastante diferentes. O planeta vermelho é conhecido por ser um mundo formado por apenas uma única placa, que já contou com vulcões ativos, sendo o maior deles o Olympus Mons, com volume 100 vezes maior que o vulcão mais alto do nosso mundo.

Foi observado pelos pesquisadores que, mesmo que muito da crosta de Marte tenha crateras deixadas por impactos, muitos dos registros geológicos do planeta ainda continuam intactos. Isso faz com que o planeta seja visto pelos estudiosos como uma janela para as condições do Sistema Solar primordial, como uma representação do início da evolução da crosta.

A pesquisa levou em conta um trabalho feito na região de Eridania, conhecida por ter uma crosta muito magnetizada, e com diversos sinais de que já abrigou um possível oceano. Os cientistas descobriram, através dos dados orbitais, quatro tipos diferentes de vulcões no local, que parecem ter sua formação em um período de grande atividade geológica, há 3,5 bilhões de anos.

Essa área de Eridanis é repleta de pedaços de crosta torcida e dobrada, e as bacias que existem no local propõe que Marte pode ter sido coberto por uma formação que deu origem às placas tectônicas. Ainda é possível que ali haja muitos outros vulcões, com alguns deles que podem ter entrado em erupção sob um oceano antigo.

Caso haja validação dessa hipótese, esse contexto pode ser comparado ao chamado Período Arqueano da Terra, quando nosso planeta era totalmente coberto por oceanos, e foi a época no qual as primeiras formas de vida surgiram.

Os resultados do estudo foram publicados no artigo da revista Nature Astronomy.