As cianobactérias, ou algas azuis, são organismos muito importantes para a natureza, mas também para a vida humana. Dentre suas principais funções, estão a produção de oxigênio e sua atuação na decomposição de matéria orgânica. A seguir, confira mais informações sobre estas bactérias e detalhes sobre suas funções na natureza.

Leia mais:

publicidade

O que são as cianobactérias?

cianobactéria verde
Reprodução: Mihály Köles/Unsplash

Como já dito anteriormente, as cianobactérias são mais conhecidas como “algas azuis”, mas podem apresentar várias cores, como verde e vermelho. Este organismo procarionte possui uma história que remonta aos princípios evolutivos do planeta Terra e detém a capacidade de se reproduzir assexuadamente em diferentes ambientes do mundo, desde que haja luz solar e umidade.

Por meio da luz solar, estas bactérias produzem seu próprio alimento, tal qual as plantas, utilizando o processo de fotossíntese e ainda podem crescer em água doce, salgada e até em um solo estável ou extremo. Quando muitos organismos se acumulam, é possível verificar –– a olho nu –– uma grande formação lodosa sobre água ou rochas.

publicidade

Quais as funções das cianobactérias?

Estas bactérias detêm inúmeras funções. A seguir, vamos destacar três das mais famosas.

  • Produção de oxigênio: durante o processo de fotossíntese, no qual os organismos utilizam a luz solar para criar seu próprio alimento, moléculas de oxigênio são desenvolvidas e liberadas no ar, o que contribui para equilibrar este gás na atmosfera;
  • Fixação de nitrogênio: as moléculas do nitrogênio atmosférico precisam sofrer uma quebra para serem utilizadas, mas poucos organismos conseguem fazer isso. Estas bactérias são um exemplo desse tipo de ser: elas detêm enzimas que quebram as ligações da molécula de nitrogênio, e a converte em formas mais reativas, como a amônia. Dito isso, as cianobactérias são essenciais para que possamos utilizar o nitrogênio;
  • Decomposição de matéria orgânica: as cianobactérias atuam como agentes “limpantes” ao decompor matéria orgânica morta. Esse processo libera para a natureza alguns nutrientes essenciais, os quais são importantes para auxiliar na estabilidade dos ecossistemas.

O excesso de cianobactérias prejudica o meio ambiente?

peixe morto boiando no oceano
Reprodução: Tien Vu Ngoc/Unsplash

Embora o desenvolvimento destes organismos traga benefícios para a vida humana e natural, o excesso deles pode acarretar problemas. Veja dois exemplos:

  • Contaminação de água: as cianobactérias liberam diferentes tipos de substâncias químicas que, quando desenvolvidas em larga escala, podem envenenar a água em que estão crescendo. Assim, os seres humanos ou marinhos que consumirem esta água correm o risco de envenenamento;
  • Eutrofização: acontece quando a água recebe muitos nutrientes do ambiente ao redor –– geralmente, por conta de atividades humanas –– e este excesso incentiva o desenvolvimento acelerado de algas. Então, quando as algas se acumularem ao nível máximo, isso reduz a dissolução das moléculas de oxigênio na água e altera o pH da água, o que destrói a vida marinha.