As universidades como conhecemos hoje são quase que inteiramente uma invenção europeia. Estes espaços foram criados a partir da Idade Média e uma série de questões históricas estão por trás do surgimento delas. Mas qual é a instituição mais antiga do mundo?

Leia mais

publicidade

Surgimento dos espaços

  • Alguns pesquisadores citam a Idade de Ouro Islâmica como um fator determinante para que uma enxurrada de obras recém traduzidas de todo o mundo fossem disponibilizadas aos estudiosos europeus.
  • Outro fator fundamental foi a redescoberta por volta de 1070 d.C. de uma coleção de manuscritos de 500 anos: Corpus iuris civilis, ou Corpo de Direito Civil, continha em si um grande número de leis e éditos que datavam do reinado de Justiniano.
  • As primeiras universidades, conhecidas na época como universitates (termo latino para uma corporação ou empresa) não eram, no entanto, “formalmente estabelecidas”.
  • Elas eram criadas depois que um número suficiente de estudantes e mestres se reunia em um lugar por tempo suficiente para realização de estudos.
  • Isso significa que não existem documentos oficiais que comprovem as datas de fundação das universidades.
  • Mas então, como saber qual foi a mais antiga do mundo?
Interior de uma universidade moderna (Imagem: Zephyr_p/Shutterstock)

Qual universidade foi criada primeiro?

Três universidades reivindicam o posto de mais antiga do planeta. Uma delas é a Universidade de Oxford. Os primeiros registros dela são de 1096 d.C, mas efetivamente ela só foi reconhecida como uma universitas em 1231 d.C.

A outra é a Universidade de Paris. Acredita-se que ela tenha sido criada em 1200 d.C. O problema aqui é que o espaço foi fechado durante a Revolução Francesa. Ela chegou a ser refundada em 1896, mas voltou a ser dissolvida em 1970.

publicidade

Por fim, há a Universidade de Bolonha, na Itália. A sua suposta data de fundação é de 1088 d.C. Entretanto, ela só recebeu o documento formal que estabelece os direitos e responsabilidades de alunos e professores, emitido pelo imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico I Barbarossa, em 1158 d.C.

Bom, você deve estar imaginando que a representante italiana é a vitoriosa. Errado! Segundo a UNESCO, a Universidade de al-Qarawiyyin, no Marrocos, é a universidade mais antiga do mundo.

publicidade

Ela foi criada no final dos anos 850 d.C. por Fatima al-Fihri, mas também existem discordâncias aqui. Especialistas apontam que o espaço surgiu como uma mesquita e só se transformou em uma madrassa (espaço de saber) na década de 1120 d.C.

E é por isso que a universidade al-Azhar, no Cairo, Egito, é quem vence a disputa. Ela foi fundada em cerca de 970 d.C. como um estabelecimento de ensino superior. E mesmo aqui a decisão não é unânime, já que alguns críticos consideram que madrassas simplesmente não são a mesma coisa que universidades e que por isso apenas as postulantes europeias podem ser consideradas para tal feito.

publicidade

Isso significa que a verdadeira resposta para a pergunta inicial é: depende! Os leitores deste texto podem chegar a conclusões diferentes dependendo dos quesitos que queiram levar em consideração (ou invalidar) para determinar qual a universidade mais antiga do mundo. As informações são da IFLScience.