Uma cena espetacular foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble: uma estrela bebê anunciando sua chegada ao Universo com um poderoso jato de gás e poeira.

Sobre a estrela bebê capturada pelo Hubble:

publicidade
  • Denominado FS Tau B, esse corpo celeste está localizado a 450 anos-luz da Terra, na região de Touro-Auriga, um verdadeiro berçário estelar;
  • Essa estrela bebê faz parte de um sistema estelar chamado FS Tau, onde também há outra estrela jovem, chamada FS Tau A.
  • Ambas estão cercadas por gás e poeira, que são os restos do material a partir do qual elas se formaram.

A imagem registrada pelo Hubble mostra que FS Tau B está parcialmente coberta por uma faixa escura de poeira. Isso provavelmente é parte de um disco protoplanetário, de onde novos planetas podem se formar no futuro.

Imagem registrada pelo Hubble do sistema FS Tau com uma luz brilhante de quatro pontas em seu centro representando a estrela bebê FS Tau B. Créditos: NASA, ESA, K. Stapelfeldt (NASA JPL), G. Kober (NASA/Universidade Católica da América).

De acordo com um comunicado emitido pela Agência Espacial Europeia (ESA), que gerencia o telescópio junto com a NASA, neste momento, FS Tau B ainda não é uma estrela completa. Está em uma fase chamada protoestrela, na qual está acumulando material ao seu redor. Quando adquirir massa suficiente, a pressão em seu núcleo será tão intensa que começará a fundir hidrogênio em hélio, tornando-se uma estrela de fato.

publicidade

Leia mais:

Estrela bebê capturada pelo Hubble é um objeto Herbig-Haro

Protoestrelas como FS Tau B emitem luz não pela fusão nuclear, mas pelo calor gerado do colapso da nuvem de poeira que as envolve e pela adição de mais material. Elas também são conhecidas por lançar jatos de partículas altamente energéticas, como visto no caso de FS Tau B.

publicidade

Quando esse objeto deixar a fase de protoestrela, se tornará uma estrela T Tauri, um estágio intermediário até virar uma estrela de sequência principal, como o Sol.

Além de ser uma protoestrela, FS Tau B é classificada como um objeto Herbig-Haro. Essa designação é dada quando os jatos ejetados por uma estrela jovem colidem com nuvens de gás e poeira ao redor, criando manchas brilhantes visíveis nas nebulosas onde as protoestrelas estão se formando.

publicidade

A compreensão dessas dinâmicas ajuda a entender melhor como as estrelas nascem e evoluem, além de fornecer pistas sobre a formação de planetas em torno delas.