O Canva, uma plataforma de design usada em navegadores, anunciou que adquiriu a Affinity e todos os seus pacotes de software. O negócio posiciona o Canva como um potencial desafiante ao domínio da Adobe sobre a indústria de design digital. As informações são do The Verge.

Leia mais:

O acordo foi anunciado nesta terça-feira (26) e, a partir de agora, o Canva terá a propriedade do Affinity Designer, Photo e Publisher. Os três softwares são aplicativos criativos populares para Windows, Mac e iPad que oferecem recursos semelhantes aos softwares Illustrator, Photoshop e InDesign da Adobe, respectivamente.

Os valores oficiais do negócio não foram revelados, mas algumas fontes alegam que o acordo foi fechado por “várias centenas de milhões de libras britânicas”.

publicidade
Imagem mostra o topo de um prédio comercial com o logotipo da Adobe na fachada
Crédito: JHVEPhoto/Shutterstock

Canva em busca de expansão no mercado

  • A aquisição é mais um passo do Canva para se tornar uma plataforma mais completa e atrativa aos profissionais de design.
  • Em janeiro deste ano, a ferramenta online teve cerca de 170 milhões de usuários globais mensais.
  • O Canva avalia que esses usuários não usam programas da Adobe para tarefas que sua ferramenta no navegador pode fazer, porém, ainda faltava ter softwares equivalentes aos que a Adobe possui para ilustradores, fotógrafos e editores de vídeo.

“Embora a nossa última década no Canva tenha se concentrado fortemente em usuários sem formação em design, capacitar verdadeiramente o mundo para o design inclui capacitar também designers profissionais”, disse o Canva no comunicado de imprensa que anunciou o acordo.

“Ao unir forças com a Affinity, estamos entusiasmados em desbloquear todo o espectro de designers em todos os níveis e estágios da jornada do design”, conclui a nota.

Os programas da Affinity são usados por mais de três milhões de usuários globais. Número baixo se comparado com a base de usuários da Adobe, porém, não é algo visto como um problema pelo Canva.

Como os aplicativos Affinity ficam disponíveis em uma compra única, sem taxas de assinatura contínuas, eles possuem uma base de fãs leais, especialmente para quem não é adepto do sistema de assinatura que a Adobe possui, procurando alternativas viáveis e de qualidade.

Imagem: Reprodução/Affinity